

Portugal desloca P-3C CUP+ Orion para São Tomé e Príncipe em apoio à vigilância e proteção marítima. A Força Aérea Portuguesa (FAP) deslocou em 20 de maio, cerca de 30 militares e um dos seus aviões de patrulha marítima P-3C CUP+ Orion para a República Democrática de São Tomé e Príncipe, na costa ocidental africana. O objetivo é realizar missões de vigilância e monitoração na área do Golfo da Guiné.

Integrada ao programa AMLEP (Africa Maritime Law Enforcement Partnership), esta missão tem como propósito contribuir para o reforço da segurança marítima na costa de São Tomé e Príncipe, apoiando ações de fiscalização e monitoração marítima em águas territoriais daquele país africano.
O AMLEP tem a coordenação do Comando Militar dos EUA para a África (USAFRICOM) e visa apoiar os países aliados daquele continente na promoção aprimorada de segurança marítima, fornecendo apoio nem operações combinadas de repressão a atividades de pirataria, tráfico ilícito, poluição e pesca ilegal.

Desde 2020, esta é a quarta participação da FAP nas operações realizadas no Golfo da Guiné, numa missão que reflete o compromisso das Forças Armadas Portuguesas com a segurança cooperativa e a estabilidade marítima internacional.
A participação anterior ocorreu entre 04 e 21 de março de 2024 em São Tomé e Príncipe, e de 22 de Março até 02 de Abril a partir do Cabo Verde. Nestas operações o P-3C CUP+ da FAP cumpriu 59 horas em operações de vigilância marítima, que resultaram em um total de 5.039 contatos identificados, dos quais 37 foram reportados às autoridades locais, correspondentes na sua maioria à atividade ilícita de navios pesqueiros.
P-3C CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa
Em 2006, Portugal adquiriu da Holanda cinco P-3C Orions, os quais foram matriculados de FAP 14807 à FAP 14811 e designados para a Esquadra 601 “Lobos”. Gradualmente esses aviões foram modernizados pela Lockheed Martin e OGMA, recebendo a designação P-3C CUP+. Em 2023 a FAP comprou seis P-3C Orions desativados pela Alemanha com o objetivo de fornecer peças para os cinco P-3C CUP+ operacionais.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
FFO