Portugal compra dois DHC-515 Firefighter para a FAP. O governo português assinou a compra de dois bimotores de combate a incêndios florestais Viking Air DHC-515 Firefighter para equipar a Força Aérea Portuguesa (FAP). As duas aeronaves serão entregues entre 2029 e 2030, e ficarão sediadas na Base Aérea Nº 8, em Ovar, no norte do país.
A aquisição foi realizada utilizando fundos do Programa de Ajuda Humanitária da União Europeia (rescEU). Portugal foi o terceiro país a adquirir essas aeronaves utilizando este mecanismo da União Europeia, depois da Grécia e da Croácia.
Na cerimônia de assinatura do contrato realizada em 18/07, o Chefe do Estado-Maior da FAP, General João Cartaxo Alves, destacou a importância da aquisição no reforço da capacidade de resposta do país a emergências. “Este momento em que assinamos o contrato de uma das aeronaves mais utilizadas no mundo para combate a incêndios rurais, tem para a Força Aérea e para o país um grande significado, pois marca a construção da capacidade própria do Estado, naquele que era um desígnio nacional do domínio do combate aéreo aos incêndios rurais”, afirmou.
Produzido pela Viking Air, empresa do grupo De Havilland Canada, o avião anfíbio DHC-515 Firefighter foi desenvolvido especificamente para atuar no combate à incêndios florestais. Tem a capacidade de reabastecer os tanques de água em aproximadamente 12 segundos a partir de fontes naturais como lagos, rios ou oceanos. Atualmente a FAP possui apenas helicópteros UH-60A Black Hawk para atuar em missões de combate aos incêndios.
@FFO