Portugal assina compra de doze Embraer Super Tucanos. O Ministro da Defesa de Portugal, Nuno Melo, assina hoje (16) o contrato de compra de doze caças leves Embraer Super Tucanos para equipar a Força Aérea Portuguesa (FAP). O anúncio foi divulgado no site do Ministério da Defesa do País europeu e confirma as notícias da semana passada.
“Trata-se de um investimento de cerca de 200 milhões de euros na aquisição de doze aeronaves, simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, à Embraer, S.A., e ainda a plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves. O projeto envolverá uma forte participação da indústria portuguesa em áreas altamente tecnológicas, tendo em vista a reconfiguração das aeronaves para os padrões e especificações OTAN”, informou o Ministério da Defesa em comunicado oficial.
………………………………………………………………………………………………………………………………………….
NOTA OFICIAL EMBRAER
O Ministério da Defesa Nacional de Portugal assinou um contrato com a Embraer para aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano que equiparão a Força Aérea Portuguesa, tornando Portugal o cliente de lançamento da nova variante desta aeronave de treinamento avançado e ataque leve. Esta aquisição reflete o compromisso de Portugal em modernizar sua Força Aérea com uma aeronave versátil e comprovada, idealmente adequada para missões de Treinamento Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A variante A-29N Super Tucano incorpora aviônicos avançados, sistemas de comunicações específicos da OTAN e capacidades adicionais, adaptadas para atender aos requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra, Portugal se torna a primeira nação a operar o A-29N, tomando a dianteira na adoção de uma plataforma extremamente capaz, projetada para apoiar uma ampla gama de modernas missões de defesa.
“Gostaríamos de agradecer ao Ministério da Defesa Nacional e à Força Aérea de Portugal pela confiança que depositam nas soluções da Embraer. Esse contrato nos dá a oportunidade de contribuir para a modernização da Força Aérea Portuguesa e de aprofundar ainda mais nossa forte parceria, abrindo caminho para uma cooperação industrial mais ampla com a indústria de defesa local”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O A-29 Super Tucano é o líder global em sua categoria, com mais de 260 aeronaves encomendadas, com mais de 570.000 horas de voo acumuladas, sendo 60.000 delas em combate. O número de forças aéreas operando o A-29 Super Tucano continua a se expandir devido à sua combinação incomparável de capacidades, tornando-o a opção mais eficiente do mercado.
Para forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, juntamente com grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões, como Treinamento Avançado de Pilotos, CAS, Patrulha Aérea, Interdição Aérea, Treinamento JTAC, ISR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.
O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais.
………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Em julho, o governo sinalizou positivamente sobre o avanço do negócio com a fabricante brasileira. O projeto vai envolver fortemente a indústria de tecnologia portuguesa, tendo em vista que essa versão do Super Tucano terá uma configuração especial nos padrões da OTAN.
Na sequência do anúncio, a Embraer Defesa & Segurança deverá inaugurar manha (17) um escritório em Lisboa, Portugal, o seu primeiro na Europa. De acordo com o jornal O Globo, o evento de inauguração contará com a presença do ministro da Defesa de português, Nuno Melo. Com a representação na Europa, a Embraer busca fortalecer sua presença no mercado europeu, onde a OTAN e outros países demonstram interesse na aquisição de suas aeronaves KC-390 Millennium e A-29N Super Tucano.
Embraer A-29N Super Tucano padrão OTAN
Apresentado pela Embraer na feira LAAD Defence & Security 2023, o A-29N Super Tucano é uma versão destinada para os países membros da OTAN. Foi desenvolvido a partir do seu consagrado avião de ataque leve, reconhecimento armado e treinamento avançado.
O A-29N conta com equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da Aliança, tais como novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações. Entre as possibilidades de emprego da aeronave, estão as missões de treinamento JTAC (Joint Terminal Attack Controller) da OTAN.
Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a versão atual do A-29 Super Tucano – da qual derivou o A-29N – já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo. Desenvolvido para ser uma aeronave robusta, extremamente versátil, com baixo custo operacional e de alta disponibilidade, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Além disso, o Super Tucano pode operar a partir de pistas não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico.
@FFO