Porta USB para os veteranos B-52H. Pode parecer uma conveniência simples e até estranha, ter um porta USB ou Universal Serial Bus em um bombardeiro Boeing B-52H Stratofortress, mas em um voo cross-country ela faz a diferença e é uma questão de segurança. E para resolver isto, o Tenente-Coronel Warren Carroll e o Major Brandon Wolf, dois aviadores da reserva da 307th Bomb Wing, trouxeram uma proposta de inovação envolvendo uma simples porta USB que, este mês, ficou a um passo de se tornar realidade.
Engenheiros do Escritório do Programa de Sistemas do B-52 Stratofortress seguiram a proposta dos dois aviadores de colocar uma combinação de porta USB e sistemas de luzes de LED para mapas a bordo do B-52, aeronave mais antiga em serviço na USAF, com mais de seis décadas de serviço.
A ideia ganhou força durante a competição de inovação promovida pela USAF – a Strike Tank realizada em junho passado na Barksdale AFB, quando a LR Werx ganhou um “Bilhete Dourado” e US$ 15.000 para desenvolver um protótipo, após apresentar a ideia das portas USB e luzes de LED para mapas.
A LR Werx, cujo diretor é o Major Brandon, desenvolveu um projeto-piloto com a ideia de aumentar a eficácia e letalidade da missão. “Carregamos tablets eletrônicos em nossas missões e os consultamos constantemente para listas de verificação, ordens técnicas, dados de pouso e outras informações de desempenho necessárias para fazer cálculos em voo. Mas as baterias dos tablets duram apenas algumas horas”, disse o o Tenente-Coronel Warren Carroll.
A capacidade de longo alcance do B-52 estende algumas missões além de 30 horas. Portanto, a curta duração da bateria dos tablets é um risco, pois eles carregam informações essenciais para o sucesso da missão. Para compensar, as tripulações carregam várias baterias grandes de lítio para garantir a alimentação dos tablets durante longas missões.
No entanto, essas baterias são um risco potencial de incêndio. A ideia de Carrol e Wolf mitigaria o problema eliminando as baterias extras trazidas a bordo. “Por ter portas USB, reduzimos significativamente a chance de um incêndio potencialmente fatal em um jato”, disse Carroll.
Kenneth Pistone, engenheiro do B-52 SPO na Base Aérea de Wright Patterson, em Ohio, fez parte de uma equipe que veio avaliar a melhor forma de instalar as portas e luzes de LED. Pistone reuniu dados para determinar os melhores locais para colocar as portas USB para que toda a tripulação tivesse acesso.
“Poderemos ter testes preliminares concluídos em seis a nove meses, desde que não haja preocupações com financiamento”, disse Pistone.
Carrol disse que esta última inovação é única entre as propostas deitas pela LR Werx. “Você vê muitos esforços de inovação em nível de suporte. Mas este é o primeiro em que nossa célula de ignição empurrou uma solução que pode ser usada diretamente em combate”, disse Carrol.
Os US$ 15.000 forma destinado a produzir um primeiro lote para equipar B-52H do 343rd BS da 2nd Wing. Três sistemas de luzes/USB foram montadas em cada aeronave e cada um custa cerca de US$ 2.800 para produzir. Com as USB qualquer aparelho que tenha entrada USB poderá ser carregado, inclusive celulares.
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