Porta-aviões Nimitz celebra 350.000 pousos enganchados em 48 anos de operações. O porta-aviões USS Nimitz (CVN-68) da Marinha do Estados Unidos (US Navy), recentemente celebrou a impressionante marca de 350.000 pousos enganchados em seu convés. O Nimitz é o mais antigo porta-aviões em operação na US Navy, e o primeiro a alcançar esse número de pousos, informou o Comando da 7ª Frota da US Navy.
O fato histórico ocorreu no último dia 22/04, enquanto navegava no Mar do Sul da China. Pilotado pelo Capitão Craig Sicola, Comandante do Nimitz, e o Cmdr. Luke Edwards, Comandante do Strike Fighter Squadron (VFA) 22 “Fighting Redcocks”, o F/A-18F Super Hornet, BuNo 166963 Código 100, efetuou o pouso enganchado de número 350.000 no covés do USS Nimitz.
“Sinto-me honrado e humilde por aterrissar este marco histórico para o nosso navio. Dedico este pouso aos inúmeros aviadores navais que voaram antes de mim, e é um privilégio promover a orgulhosa tradição de serviço que este distinto porta-aviões incorpora”, disse o Comandante Sicola. “Para as equipes de manutenção que dedicam muitas horas para preparar este navio de guerra para o mar, para os milhares de marinheiros dedicados a bordo que se sacrificam por seu país e para as famílias em casa que nos apoiam ao longo do caminho – ‘trabalho em equipe é uma tradição ‘ no Nimitz e não poderíamos ter cumprido esta missão sem o compromisso inabalável com este navio histórico”, completou.
Comissionado em 1975, o USS Nimitz CVN-68 é o primeiro da sua classe. O Capitão Bryan Compton, seu primeiro Comandante, realizou o primeiro pouso enganchado do Nimitz, no mesmo ano do seu comissionamento. Desde então, o CVN-68 já participou de 30 implantações pelo mundo, e atualmente ele lidera o seu Grupo de Ataque de Porta-Aviões (NCSG – Nimitz Carrier Strike Group), patrulhando as águas jurisdicionais da 7ª Frota na região Indo-Pacífico.
“Este marco é uma prova do compromisso da nação de voar, navegar e operar em todo o mundo, promovendo a paz e a segurança, assim como o ‘Old Salt – the NIMITZ’ fez nos últimos 48 anos”, disse o Contra-Almirante Christopher Sweeney, Comandante do Carrier Strike Group 11.
Antes que a tripulação do Nimitz pudesse comemorar a conquista, os marinheiros receberam ordens de terminar de preparar a cabine de comando para o pouso de mais aeronaves. Logo após atingir a marca de 350.000, Nimitz registrou o desembarque nº 350.001, de acordo com o comunicado.
O porta-aviões ativo que está mais próximo do marco alcançado pelo Nimitz, é o USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), que contabilizava até o dia 20 de abril, um total de 326.600 pousos enganchados.
Fonte: 7h Fleet/US Navy
@FFO