Porta-aviões HMS Prince of Wales fora de serviço até meados deste ano. O porta-aviões HMS Prince of Wales (R09) da Marinha Real Britânica (Royal Navy), ficará fora de serviço até pelo menos metade deste ano, enquanto passa por reparos no estaleiro de Rosyth Dockyard, na Escócia. Em agosto do ano passado ele teve um problema no eixo de um hélice, forçando a abortar uma missão internacional para a América do Norte.
“Os reparos no eixo [do hélice] de estibordo do HMS Prince of Wales devem ser concluídos na primavera de 2023. O navio retornará à sua base em Portsmouth após um período de manutenção pré-planejado”, informou um porta-voz da Royal Navy à jornais locais.
Conforme noticiamos na época, em 27 de agosto de 2022 o Prince of Wales sofreu uma pane enquanto navagava próximo à ilha de Wight, no sul da Inglaterra, próximo ao porto de Portsmouth, de havia zarpado.
Após permanecer fundeado para avaliação técnica, em outubro o R09 foi levado para Rosyth Dockyard, onde será consertado até meados deste ano. O porta-voz da RN salientou que trata-se de um problema pontual, não sendo uma falha relacionada à classe do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, o qual o HMS Prince of Wales é a segunda embarcação.
Antes de quebrar, o HMS Prince of Wales estava escalado para uma missão nos Estados Unidos, onde sediaria a conferência de defesa “Atlantic Future Forum”. A Royal Navy classificou de “uma missão histórica para moldar o futuro das operações de jatos furtivos e drones na costa da América do Norte e no Caribe”. A embarcação deveria visitar Nova York, nos EUA, Halifax, no Canadá e o Caribe, em uma comissão que deveria durar até dezembro de 2022.
@FFO