Porta-aviões chinês Liaoning lança 130 aeronaves em quatro dias. O porta-aviões Liaoning (16) da Marinha Chinesa (PLAAN) realizou cerca de 130 lançamentos de aeronaves de combate em apenas quatro dias da semana passada. Essa intensa movimentação aconteceu durante exercícios realizados no Pacífico Ocidental, e é mais que o dobro das surtidas realizadas na última operação de treinamento na região.
Conforme noticiamos, o Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa do Japão emitiu um comunicado no dia 16 de dezembro, informando que a Força Marítima de Autodefesa Nacional avistou uma flotilha da Marinha Chinesa navegando à leste Mar da China através do Estreito de Miyako no Pacífico Ocidental. Foi possível identificar o porta-aviões “Liaoning”, os destróieres Tipo 055 “Anshan” e “Wuxi”, o destróier Tipo 052D “Chengdu”, a fragata Tipo 054A “Zaozhuang” e o navio de reabastecimento Tipo 901 “Hulunhu”.
Durante os quatro dias, o Liaoning realizou cerca de 60 surtidas com caças e cerca de 70 surtidas com helicópteros, todos baseados em porta-aviões, totalizando aproximadamente 130 surtidas, segundo o comunicado de imprensa japonês. De acordo com as fotos anexadas ao comunicado, os caças J-15 do porta-aviões Liaoning carregavam mísseis ar-ar em suas surtidas.
No mes de maio, o Liaoning realizou mais de 300 surtidas com aviões e helicópteros em cerca de 20 dias de exercícios no Pacífico Ocidental, o que foi considerado pelos observadores como o exercício mais intenso do porta-aviões chinês até então.
Isso significa que as surtidas desses quatro dias da semana passada foram duas vezes mais intensas que o exercício de maio e, se o Liaoning continuar treinando nesse ritmo, esta missão estabelecerá um novo recorde, disse um especialista militar chinês ao Global Times sob anonimato. Ao intensificar as surtidas de aeronaves nos exercícios, o Liaoning está aumentando suas capacidades e demonstrando um alto nível de prontidão de combate, disse o especialista.
O grupo liderado pelo porta-aviões Liaoning partiu do Mar da China Oriental através do Estreito de Miyako para o Pacífico Ocidental em 16 de dezembro, disse o Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa do Japão na época.
Antes disso, o Japão também informou que os destróieres Type 055 Lhasa, Type 052D Kaifeng e o navio de reabastecimento Type 903A Taihu navegaram pelo Mar da China Oriental através do Estreito de Osumi em direação ao Pacífico Ocidental entre os dias 13 e 14 de dezembro. Entretanto, esses navios não foram vistos junto ao porta-aviões Liaoning. Isso pode indicar que esta é uma flotilha separada do grupo principal e poderia estar em em outro exercício em alto mar, possivelmente fazendo uma circunavegação ao redor do Japão, disseram observadores, como o Joint Sea 2022, realizado entre a China e a Rússia.
@FFO