

Porta-Aviões chinês Fujian realiza lanamentos de aeronaves. A People’s Liberation Army Navy (PLAN) está realizando testes de lançamento e recolhimento em seu primeiro porta-aviões equipado com catapulta, o Fujian (Type 003), que concluiu sua oitava rodada de testes no mar em maio.

É navio de 80.000 toneladas, sendo também é o primeiro porta-aviões projetado e construído internamente pela China equipado com catapulta convencional — Catapult Assisted Take-Off Barrier Arrested Recovery (CATOBAR) e convés de pouso em ângulo. A catapulta do Type 003 é EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System).
Os dois primeiros porta-aviões da PLAN, o Type 001 Liaoning e Type 002 Shandong, não possem um EMALS, e, sim ski-jump. Todos os navios foram feitos pelo estaleiro Jiangnan.

A mídia estatal chinesa divulgou vídeos e fotos inéditos, porém sem data, mostrando as operações de voo a bordo do Fujian, em preparação para a comemoração do 98º aniversário da fundação do Exército de Libertação Popular (PLA).
O Fujian vem realizando testes no mar desde maio de 2024 e, segundo informações, deverá entrar em serviço operacional até o final deste ano. As autoridades chinesas ainda não mostraram aeronaves decolando ou sendo recuperadas a bordo do Fujian, mas as imagens recém-divulgadas incluem, notavelmente, uma visão de um caça Shenyang J-15T monoposto baseado em porta-aviões, pelo menos em posição para um lançamento de catapulta com seus pós-combustores acionados.

Outro freme mostra a sombra projetada no convés do Fujian por um caça da série J-15 voando baixo sobre ou pelo menos muito perto do navio. Não há indícios claros, nem um, nem outro, de que o jato em questão decolou e/ou pousou em Fujian.

A família J-15 deriva do Sukhoi Su-33 Flanker, com a versão T sendo desenvolvida especificamente para lançamento por catapulta CATOBAR. Variantes anteriores do J-15, assim como o Su-33, foram projetadas para uso em decolagens curtas, mas em porta-aviões configurados para Short Take-Off But Arrested Recovery (STOBAR), isto é com ski-jump ao invés em vez de catapultas e com recolhimento por cabos de retenção.

Um helicóptero Harbin Z-9, uma variante produzida sob licença da Airbus do AS365 Dauphin, também é visto em um dos videoclipes divulgados. Os Z-9s também fazem parte das unidades aéreas dos porta-aviões STOBAR da China, inclusive para uso como aeronaves de resgate.
Parece provável que Fujian esteja lançando e recuperando aeronaves de asa fixa. Os testes básicos de funcionamento das catapultas eletromagnéticas do porta-aviões começaram em 2023.
As catapultas eletromagnéticas oferecem a vantagem de poderem ser ajustadas com mais precisão a diferentes tipos de aeronaves. As EMALS, que também são mecanicamente menos complexas do que suas antecessoras, oferecem tempos de reinicialização mais curtos, o que pode ajudar a aumentar a taxa de geração de surtidas. Ao mesmo tempo, as catapultas eletromagnéticas do USS Gerald R. Ford da Us Navy — o primeiro do mundo a usar este sistema, provaram ser uma nova tecnologia instável, causando problemas por anos antes que ela se firmasse.

As capacidades gerais oferecidas pelo EMALS são particularmente relevantes para o lançamento de plataformas não tripuladas. A ordem de batalha da aviação embarcada do Fujian está buscando ativamente veículos aéreos de combate não tripulados (UCAV) avançados e outros tipos de drones que possam ser lançados de porta-aviões e navios de guerra anfíbios com convés compatível.
Além dos UCAV e J-15T, a ala aérea completa de Fujian também deverá incluir os novos caças furtivos navais J-35 e as aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle KJ-600.
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