

Polônia vai atualizar seus F-16 para o padrão Viper. A Polônia assinou uma Carta de Oferta e Aceitação formal em agosto com os Estados Unidos para modernizar seus 48 caças F-16C/D Block 52+ para a configuração avançada F-16 Viper (F-16C/D Block 72).
O pacote visa estender a vida operacional dos F-16 e melhorar a capacidade de combate para missões da OTAN. A Lockheed Martin será a contratada principal, com a Wojskowe Zakłady Lotnicze No. 2 (WZL-2) em Bydgoszcz realizando o trabalho de atualização no país.
O pacote de atualização para o padrão F-16V equipará a Força Aérea Polonesa com o radar APG-83 Active Electronically Scanned Array Scalable Agile Beam, um display de pedestal central de alta resolução, um computador de missão atualizado e um novo gerador de display.
Modificações adicionais integrarão um sistemas avançados de dados e mira montados no capacete, sistema aprimorado de guerra eletrônica, o Sniper Advanced Targeting Pod (ATP) com Interface de Vídeo Digital e o Sistema Automático de Prevenção de Colisões no Solo. Mudanças estruturais estenderão a vida útil da aeronave para 12.000 horas de voo. O pacote também inclui atualizações no simulador para o padrão Victor.
A Lockheed Martin descreveu a atualização como um passo para manter a frota polonesa relevante por décadas.
“As atualizações do F-16 Viper fortalecem a frota polonesa para as missões futuras”, disse Nick Smythe, vice-presidente de Estratégias de Campanha de Sustentação e Desenvolvimento de Negócios da empresa. “Esses aprimoramentos proporcionam capacidades avançadas de poder aéreo, mantendo o F-16 interoperável com plataformas de 5ª Geração, como o F-35, alinhado com as missões da OTAN e respaldado por prontidão sustentada e parceria com a indústria polonesa”.
O trabalho na WZL-2 alavancará sua expertise local e expandirá a capacidade industrial de defesa da Polônia. A Lockheed Martin investiu US$ 1,8 bilhão no ecossistema de defesa do país na última década, desenvolvendo a resiliência da cadeia de suprimentos e promovendo a transferência de habilidades. A empresa afirmou que o programa F-16 aprofundará a cooperação industrial e o desenvolvimento da força de trabalho, proporcionando benefícios de longo prazo para o setor aeroespacial polonês, bem como para sua força aérea.
A Força Aérea da Polônia (Siły Powietrzne) opera um total de 32 Block 52+ Jastrząb (Hawk) e F-16C e 16 caças F-16D Block 52+ Jastrząb (Hawk) divididos entre três esquadrões: 3º e 6º ( 3. e 6. Eskadra Lotnictwa Taktycznego), baseados na 31ª Base Aérea Tática em Poznań-Krzesiny, e no 10º (10. Eskadra Lotnictwa Taktycznego), baseado no 32º TAB em Łask. Esta última será a base dos F-35A.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS