Polônia recebeu o primeiro MQ-9A Reaper. De acordo com um twitter publicado em 12 de fevereiro por Mariusz Blaszkzak, Ministro da Defesa polonês, o primeiro drone General Atomics MQ-9A Reaper destinado à Força Aérea Polonesa foi entregue neste mesmo dia. As aeronaves forram arrendadas à Polônia dos EUA como parte de uma necessidade operacional urgente.
O acordo de arrendamento foi assinado em 20 de outubro pelo Ministério da Defesa Nacional da Polônia (Ministerstwo Obrony Narodowej — MON) para um lote de UCAV MQ-9A Reaper. O valor líquido deste contrato de arrendamento é de aproximadamente US$ 70,6 milhões e não foram informadas quantidades. Mas informações não oficiais dizem ser quatro unidades. Eles servirão na Força Aérea, realizando missões ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) entre outras, na fronteira leste da Polônia, visando monitorar as atividades resultantes da Guerra Russo-Ucraniana.
“O contrato com a General Atomics tem um valor líquido de US$ 70,6 milhões e o serviço será fornecido [para a Polônia] até que as Forças Armadas polonesas adquiram e coloquem em uso os sistemas de reconhecimento aéreo não tripulado MQ-9B Reaper”, publicou em nota a Agência de Armamento do Ministério da Defesa da Polônia.
“O apoio da GA-ASI à Polônia e à OTAN é constante enquanto eles enfrentam a guerra em andamento na região”, disse Linden Blue, CEO da General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI).
O MQ-9 é o primeiro UAV de combate projetado para vigilância de longa duração e alta altitude. Em 2006, o então chefe do Estado-Maior da USAF, General T. Michael Moseley, disse: “Com o Reaper, passamos do uso de UAV dedicados apenas para funções de inteligência, vigilância e reconhecimento para um verdadeiro caçador-assassino papel com o Reaper”.
O MQ-9A Reaper possui uma capacidade de carga útil de 1.746 kg, com uma capacidade de carga externa de 1.361 kg. Capaz de operar a uma velocidade de 240 nós, o sistema oferece uma capacidade de resistência de mais de 27 horas. O MQ-9A Block 5 é equipado com um sistema de aviônica triplo redundante e um sistema de controle de voo tolerante a falhas que permite aos operadores atender aos padrões de confiabilidade de uma aeronave tripulada. Os usuários atuais do MQ-9A Reaper incluem os Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália e Espanha.
@CAS