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Polônia quer o KAI KF-21 Boramae?

6 de agosto de 2025
O Comandante da Força Aérea Polonesa e sua delegação visitaram o QG da KAI e o local de produção do FA-50PL, onde o General Ireneusz Nowak comandante da Siły Powietrzne (Força Aérea Polonesa) e o comandante da ROKAF, General Lee Young-soo experimentaram o desempenho do KF-21. A KAI afirmou querer exportar o KF-21 para a Polônia. Em abril, um comandante dos Emirados Árabes Unidos (EAU) pilotou o KF-21. Foto: ROKAF.
O Comandante da Força Aérea Polonesa e sua delegação visitaram o QG da KAI e o local de produção do FA-50PL, onde o General Ireneusz Nowak comandante da Siły Powietrzne (Força Aérea Polonesa) e o comandante da ROKAF, General Lee Young-soo experimentaram o desempenho do KF-21. A KAI afirmou que queria exportar o KF-21 para a Polônia. Em abril, um comandante dos Emirados Árabes Unidos (EAU) pilotou o KF-21. Foto: ROKAF.

Polônia quer o KAI KF-21 Boramae? O Ministério da Defesa da Polônia está olhando com bons olhos a aquisição de um lote de caças Korea Aerospace Industries (KAI) KF-21 Boramae. Vale lembrar que a Força Aérea da Polônia já operara o FA-50GF Golden Eagle, também fabricado pela KAI.

Ministério da Defesa polonês (MoD) fechou um acordo em 2022 para a compra de 12 caças F/A-50GF Bloco 1 por € 700 milhões. Além destes, mais 36 FA-50PL, fabricados especificamente para a Força Aérea Polonesa, serão entregues entre 2025 e 2028 ao custo de US$ 2,3 bilhões, incluindo peças de reposição, suporte e simuladores.

Com a possibilidade de adquirir mais caças F-35A descartada, a Polônia está cada vez mais buscando alternativas além das tradicionais ofertas americanas e europeias para preencher sua lacuna de caças no futuro. Embora o Eurofighter Typhoon e o F-15EX da Boeing tenham sido fortemente promovidos em Varsóvia, uma recente visita de alto nível à Coreia do Sul sugere que o KF-21 Boramae pode surgir como um novo concorrente.

O comandante da Força Aérea Polonesa, General Ireneusz Nowak, e o comandante da ROKAF, General Lee Young-soo, pilotaram juntos um KF-21 biposto em 28 de junho. A mídia sul-coreana se concentrou no significado simbólico do evento, falando sobre o objetivo da KAI de aumentar o potencial de exportação do KF-21 e desenvolver laços de defesa com a Europa. A visita não indica que a Polônia tenha decidido definitivamente adquirir o caça multifuncional de 4.5ª geração, mas demonstra o interesse dos dois países.

Polônia quer o KAI KF-21 Boramae? Foto: KAI.

O KF-21 pode atingir a velocidade de Mach 1,83, lutar por mais de 2.800 km, utilizar radar AESA, IRST e guerra eletrônica, e disparar mísseis Meteor. É equipado com dois motores F414-GE-400K fabricados na Coreia do Sul sob licença. Não pode ser tão furtivo porque não possui compartimento interno para armas, mas a KAI já começou a montar as primeiras 20 aeronaves.

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