

Polônia irá aposentar seus últimos Mi-14 Haze. No próximo dia 31 de agosto, a Marinha Polonesa aposentará oficialmente seus últimos helicópteros antissubmarinos anfíbios Mi-14PL, marcando o fim de mais de quatro décadas de serviços prestados.
O Mi-14 (codinome OTAM “Haze”) entrou em serviço na década de 1980 e passou por inúmeras modernizações, incluindo aprimoramento dos sistemas de sonar e a integração de bóias acústicas para ampliar a capacidade de detecção de submarinos. Apesar do seu reconhecido valor operacional, a fuselagem e os sistemas embarcados do Mi-14 chegaram ao fim da sua vida útil.

A Marinha Polonesa recebeu 16 helicópteros ASW Mi-14 na década de 1980, além de uma aeronave adicional em novembro de 1990. Quatro Hazes foram perdidos em acidentes, enquanto os demais passaram por diversos programas de modernização. As variantes Mi-14PL e Mi-14PL/R são atualmente operadas pelo 44º Batalhão de Operações Especiais de em Darłowo.
Para substituir os envelhecidos Mi-14, em abril de 2019 a Polônia assinou um contrato com a Leonardo para adquirir quatro helicópteros AW101 Mk614 Merlin nas configurações antissubmarino (ASW) e busca e salvamento (SAR). Todos Merlins foram recebidos em 2023, deixando os velhos Hazes livres para a merecida aposentadoria.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO