Polônia irá adquirir 96 Boeing AH-64E Apache Guardian. O Ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Błaszczak, divulgou que seus país está fechando a compra de 96 helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache Guardian para equipar a Aviação do Exército Polonês. A venda será feita via Foreign Military Sales (FMS).
Falando na 30ª Exposição Internacional da Indústria de Defesa (30th International Defense Industry Exhibition — 30th MSPO) realizada este mês na cidade polonesa de Kielce, o Ministro da Defesa polonês anunciou que o Boeing AH-64E Apache Guardian foi selecionado como o vencedor da competição KRUK, organizada para fornecer ao Exército Polonês com um novo helicóptero de ataque moderno. Provavelmente os AH-64E irão substituir a frota de helicópteros de ataque russo Mil Mi-24D/V Hind.
Conforme relatado pelo ministro em sua conta no Twitter, a Polônia vai comprar 96 AH-64E com transferência de tecnologia necessária para que a Polônia seja autossuficiente em realizar atividades de reparo e manutenção.
Por sua vez, a Boeing emitiu um comunicado de imprensa:
“A Boeing está honrada que o Governo da Polônia tenha selecionado o AH-64E Apache para a nova frota de helicópteros de ataque das Forças Armadas Polonesas. A seleção do Apache fortalece os laços militares Americano e poloneses, aumentando a interoperabilidade e a cooperação entre o Exército da Polônia, o Exército dos EUA e as nações da OTAN. Durante o processo de aquisição, a Boeing estabeleceu importantes parcerias de cooperação entre o governo polonês e a indústria. Nossa parceria com o Polish Armament Group continuará a se expandir à medida que implementamos esforços de treinamento e sustentação com a indústria local”.