Polônia fecha o arrendamento de aeronaves MQ-9A Reaper. A General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) assinou um acordo de arrendamento em 20 de outubro, com o Ministério da Defesa Nacional da Polônia (Ministerstwo Obrony Narodowej — MON) para um lote de ARP MQ-9A Reaper. O valor líquido deste contrato de arrendamento é de aproximadamente US$ 70,6 milhões e não foram informadas quantidades.
Espera-se que a aeronave pilotada remotamente forneça capacidades defensivas para aumentar a segurança nacional da Polônia. “O apoio da GA-ASI à Polônia e à aliança da OTAN é firme enquanto eles enfrentam a guerra em andamento na região. Estamos ansiosos para entregar nosso comprovado sistema de plataforma MQ-9A para a Polônia para melhorar a capacidade do país de conduzir inteligência, vigilância e reconhecimento aéreo persistente (ISR) e apoiar suas forças de defesa”. Linden Blue — CEO da GA-ASI.
O MQ-9A Reaper possui uma capacidade de carga útil de 1.746 kg, com uma capacidade de carga externa de 1.361 kg. Capaz de operar a uma velocidade de 240 nós, o sistema oferece uma capacidade de resistência de mais de 27 horas. O MQ-9A Block 5 é equipado com um sistema de aviônica triplo redundante e um sistema de controle de voo tolerante a falhas que permite aos operadores atender aos padrões de confiabilidade de uma aeronave tripulada.
Atualmente, o sistema RPA da GA-ASI está em serviço com várias nações aliadas e parceiras, incluindo os EUA, Reino Unido, Espanha, Itália, França e Holanda. Em 2020, a GA-ASI entregou as duas últimas aeronaves MQ-9A Block 5, bem como uma estação de controle de solo para a Força Aérea Espanhola. A nova variante MQ-9B da GA-ASI foi adquirida pelo Reino Unido e pela Bélgica. No início deste mês, a GA-ASI entregou o primeiro Protector RG MK1 MQ-9B RPA ao MoD do Reino Unido. A configuração de vigilância marítima MQ-9B SeaGuardian iniciou recentemente as operações em apoio à Guarda Costeira do Japão.
@CAS