Polônia entregou os primeiros MiG-29 para a Ucrânia. O governo polonês já enviou os primeiros caças MiG-29 para a Ucrânia. A informação foi divulgada pelo Chefe do Gabinete de Política Internacional, Marcin Przydacz, em entrevista à uma rádio local.
“Alguns MiG já foram enviados, e serão de fato úteis para a Ucrânia defender a segurança de todos nós”, disse Przydacz à rádio RMF24. Sem precisar quantos aviões foram entregues, ele afirmou que “a primeira parte do processo de transferência foi concluída.”.
De acordo com Przydacz, a Ucrânia deverá solicitar mais apoio aos seus aliados durante a visita oficial que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, fará em Varsóvia na próxima quarta-feira (05/04).
Przydacz saudou a formação de uma aliança na Europa Ocidental para coordenar e fornecer equipamentos militares à Ucrânia, e insistiu na necessidade de apressar as entregas. “Este equipamento deve ser entregue em quantidades muito maiores e muito mais rapidamente para que a Ucrânia possa repelir a Rússia”, acrescentou.
A Polônia e a Eslováquia se comprometeram em enviar pelo menos 30 caças de origem soviético, apesar dos militares ucranianos considerarem pouco eficazes por serem antigos. “Precisamos de aviões modernos e multifuncionais”, disse recentemente Yuri Ignat, Porta-Voz da Força Aérea Ucraniana. Kiev tem solicitado aos seus aliados o envio de caças-bombardeiros modernos, na esperança de receber os F-16 norte-americanos.
O Presidente polonês, Andrzej Duda, anunciou em meados de março, que a entregaria “em breve” os quatro MiG-29 para os ucranianos. Duda ainda disse que cerca de 15 desses jatos, herdados da antiga República Democrática da Alemanha, estariam na frota da Força Aérea Polonesa.
A Polónia foi o primeiro membro da OTAN a anunciar o envio de aviões para Kiev, face à recusa dos Estados Unidos de autorizar a entrega dos F-16. Conforme noticiamos recentemente, a Eslováquia já entregou os primeiros quatro MiG-29 para Kiev.
Por questões de segurança estratégica, a Ucrânia não confirma o número de MiG-29 em serviço, mas, de acordo com o relatório Flight Global World Air Forces 2023, publicado no final do ano passado, a frota da UAF seria de 43 aeronaves.
Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido equipamento militar às forças ucranianas para ajudar a combater a invasão russa, lançada em 24 de fevereiro de 2022. Além dos armamentos, os aliados de Kiev têm adotado sucessivos pacotes de sanções contra os interesses russos para tentar diminuir sua capacidade de combate.
A invasão russa da Ucrânia desencadeou uma guerra que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Apesar dos números imprecisos de baixas civis e militares, a ONU confirmou a morte de mais de 8.400 civis desde o início da guerra até 26 de março, bem como de 14 mil feridos.
Fonte: Diário de Notícias
Nota RFA: Originalmente a Força Aérea da Polônia (Siły Powietrzne) tinha uma frota estimada em 28 MiG-29A/M (monoplaces) e MiG-29UM (biplace), distribuídos em dois Esquadrões de Aviação Tática: 1. Eskadra Lotnictwa Taktycznego (Miñsk Mazowiecki – EPMM) e o 41. Eskadra Lotnictwa Taktycznego (Malbork – EPMB).
@FFO