Polônia encomenda pods de mira LM Sniper ATP para seus caças FA-50. O Departamento de Estado dos EUA aprovou que a Lockheed Martin (LM) forneça para Força Aérea Polonesa (PAF) um lote de sistemas de mira Sniper Advanced Targeting Pods (ATP), que irão equipar os jatos de combate FA-50 poloneses.
O contrato avaliado em aproximadamente US$ 91 milhões, será realizado através do Programa de Venda Militar Estrangeira (FMS) mantido pelo governo dos EUA. Além dos pods Sniper, o pedido envolve sistemas datalinks bidirecionais, suporte e peças de reposição.
A Lockheed Martin já forneceu o sistema Sniper ATP para os caças F-16C/D poloneses, e agora irá equipar os novos jatos de combate FA-50 recentemente recebidos pela PAF.
“No futuro, os pods Sniper dos caças FA-50 e F-16 da Polônia poderão ser rapidamente atualizados para o Sniper Networked Targeting Pod, a nova variante anunciada pela Lockheed Martin em julho”, informou a LM, ressaltando que “quando aprimorados com avançado datalink e sistema de rádio, os pods Sniper permitirão interoperabilidade sem precedentes entre aeronaves de 4ª geração e os novos caças F-35 Lightning II e sistemas de artilharia terrestres como o HIMARS”.
“O Sniper aumenta ampliará a capacidade dos FA-50s de identificar, rastrear e engajar alvos a longa distâncias. Além disso, a integração do sistema nos FA-50 aumentará a interoperabilidade do jato com as forças dos EUA e da OTAN”, informou o Departamento de Estado no ano passado, ao aprovar a venda.
@FFO
O Ejército del Aire y del Espacio (EJAE) está realizando testes para integrar o AN/AAQ-33 Sniper Advanced Targeting Pod (ATP) da Lockheed Martin a sua frota de EurofighterTyphoon.
Em "Notícias"
Após um concurso público, onde foram apresentadas mais de 800 sugestões, o Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Polônia anunciou hoje (30/04) o nome de batismo vencedor dos seus futuros caças F-35A: "Husarz" (em português "Hussardos"). Trata-se de uma histórica unidade de elite da cavalaria das forças armadas polonesas.
Em "Notícias"
A Força Aérea Real da Jordânia (Royal Jordanian Air Force — RJAF) confirmou a aquisição de um lote F-16 Fighting Falcon Bloco 70 (F-16V) junto a fabricante americana Lockheed Martin.
Em "Notícias"