O Ministro da Defesa Nacional da Polônia, Mariusz Błaszczak, divulgou em recente entrevista coletiva, que a futura unidade que receberá os 32 Lockheed Martin F-35 Lightning II da Siły Powietrzne, ou Força Aérea Polonesa (PAF), será a 32ª Base Aérea Tática de Łask, na região central do país. Para isso, Łask já está passando por adequações estruturais com a finalidade de acomodar o novo vetor de quinta geração polonês, que deverá chegar em 2024.
A declaração pôs fim aos rumores em torno de onde ficariam baseados os futuros F-35 da PAF. No ano passado, um acordo chegou a ser assinado com o objetivo de contratar uma empresa para reformar as estruturas da Base Aérea de Świdwin, porém o assunto não foi levado adiante.
Atualmente a PAF distribui as suas unidades de caça na 32ª Base Aérea Tática de Łask (EPLK) e 31ª Base Aérea Tática de Poznań-Krzesiny (EPKS) com esquadrões de F-16C/D block 52; 23ª Base Aérea Tática de Minsk Mazowiecki (EPMM) e 22ª Base Aérea Tática de Malbork (EPMB) com aeronaves MiG-29 Fulcrum; e a 21ª Base Aérea Tática de Świdwin (EPSN) com os Su-22M/UM Fitter.
Com a chegada dos Lightning II na 32.BLT de Łask, especula-se que pelo menos um dos dois esquadrões de F-16 seria movido para outro local. Artur Goławski, ex-assessor de imprensa da PAF, sugere que o destino seria a 21.BLT Świdwin, que receberia também os simuladores de Fighting Falcon.
@FFO