• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Polônia deverá adquirir 96 helicópteros de ataque AH-64E

22 de agosto de 2023

The eyes of the Apache are getting an upgrade that will increase operational availability and boost system performance for pilots.

Polônia deverá adquirir 96 helicópteros de ataque AH-64E (Foto ilustrativa: Boeing).
Polônia deverá adquirir 96 helicópteros de ataque AH-64E (Foto ilustrativa: Boeing).

Polônia deverá adquirir 96 helicópteros de ataque AH-64E. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda de até 96 helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache, em um negócio de aproximadamente US$ 12 bilhões. O anuncio foi divulgado ontem (21/08) pelo governo dos EUA.

“A proposta de venda visa melhorar a capacidade de defesa da Polônia para enfrentar as atuais ameaças, bem como também as futuras, fornecendo uma força confiável e capaz de dissuadir adversários, além de participar de operações conjuntas da OTAN”, disse a nota do Departamento de Estado.

A Polônia não terá dificuldades em absorver essa nova frota de helicópteros de ataque, e essas aeronaves não alterarão o equilíbrio de poder na Europa. A negociação ocorre através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), mantida pelos EUA.

O acordo incluirá além dos helicópteros AH-64E Apache, sensores ópticos avançados, sistemas de de aquisição de alvos, sistemas de visão noturna e radares de gerenciamento de controle de fogo. Ainda serão fornecidos armamentos e munições de precisão, incluindo 1.844 mísseis Lockheed Martin Hellfire, 460 mísseis ar-terra Lockheed Joint e 508 mísseis antiaéreos Raytheon Stinger.

Em 2022 o governo polonês anunciou sua intenção em comprar os Apache, que venceu uma concorrência interna com o Bell AH-1Z Viper. Esses novos AH-64 irão substituir a atual frota da Polônia baseada em 30 helicópteros de origem soviética Mil Mi-24/35.

O Exército dos EUA anunciou no mês de maio deste ano, que enviaria para a Polônia oito Apaches da sua frota própria, como um meio de colocar em operação mais rapidamente a capacidade de aviação de ataque do país europeu.

O treinamento da tripulação polonesa começou em agosto, segundo o ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak. “Imediatamente após o término do treinamento, as primeiras oito unidades serão enviadas para o Exército Polonês”, disse Blaszczak. Isso não deverá ocorrer até o final deste ano, afirmam especialistas.

Simultaneamente, a Polônia também iniciou o processo de aquisição de 32 helicópteros Sikorsky S-70i Black Hawks, 26 helicópteros Leonardo AW101 e 32 Leonardo AW149, em um esforço para reequipar sua defesa em meio ao aumento das tensões na sua fronteira, após o início do conflito Rússia x Ucrânia.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login