Polônia comprará 48 aeronaves KAI FA-50. O governo da Polônia está a um passo de comprar 48 caças KAI FA-50 e pelo menos 180 tanques Hyunday K2 Black Panther da Coreia do Sul. De acordo com o jornal Polityce de Varsóvia, esta informação foi fornecida no dia 22 de julho, pelo ministro da Defesa Nacional da Polônia Mariusz Błaszczak.
De acordo com o comunicado, o primeiro lote de tanques K2 chegará à Polônia no final deste ano. O lote de 180 tanques é apenas o primeiro pedido. Mais tanques serão adquiridos e eventualmente produzidos na Polônia. É um efeito direto da crise na Ucrânia.
“Quanto aos tanques K2 Black Panther, eles terão as primeiras unidades entregues neste ano e no total, serão 180 unidades neste primeiro pedido. Em última análise, esses tanques serão produzidos na Polônia”, esclareceu Blaszczak. Também foi relatado que as negociações para a compra do caça leve FA-50 estão quase concluídas. A Força Aérea Polonesa planeja equipar três esquadrões leves de combate com a aeronave sul-coreana para substituir os antigos caças de origem soviética, como os Su-22 e MiG-29.
Devem ser adquiridos 48 FA-50, visando formar unidades com 16 aeronaves cada. O FA-50 é a versão armada do TA-50, designada como LCA (Light Combat Aircraft). Os primeiros aviões seriam entregues à Polônia no próximo ano. “Estamos finalizando as negociações. Em geral, isso significará um salto na capacidade de combate para nossa Força Aérea”, disse o ministro. A Siły Powietrzne RP (Força Aérea da Polônia) passa ser a sétima força aérea empregar o FA-50/TA-50, juntando-se a Coreia do Sul, Filipinas, Iraque, Indonésia, Tailândia e Colômbia. Porém vale lembrar que a Colômbia, que escolheu o TA-50/FA-50 em 2022, deve rever a compra, face à assunção do novo governo que optou por rever todos as compras do governo anterior.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS