Polônia comprando aeronaves de alerta antecipado Saab GlobalEye. O governo da Polônia está em negociações muito avançadas com a Suécia para adquirir algumas aeronaves Saab GlobalEye de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C). A informação foi divulgada pelo ministro da Defesa polonês, Mariusz Błaszczak, durante uma reunião com os seus homólogos do “Grupo do Norte”.
O Grupo do Norte reúne membros da OTAN e da União Europeia que fazem fronteira com o Báltico ou o Mar do Norte. Atualmente compõem esse restrito grupo o Reino Unido, a Holanda, a Alemanha, a Polônia e os Estados Nórdicos e Bálticos.
“Gostaria de informar publicamente, pela primeira vez, que estamos em negociações muito avançadas para adquirir aeronaves de alerta antecipado da Suécia. Estamos conduzindo negociações detalhadas, as quais espero que tenham sucesso em pouco tempo. Dessa forma, fortalecemos a resiliência da Polônia, mas também de todo o flanco oriental da OTAN”, disse Błaszczak durante a reunião realizada na segunda-feira (22/05) em Legionowo, norte de Varsóvia.
A Força Aérea Polonesa (PAF) atualmente não dispõem de vetores com capacidade AEW&C, e conta com o apoio das aeronaves Boeing E-3A Sentry (AWACS) da Força de Alerta Aéreo Antecipado da OTAN (NAEWF). O ministro não divulgou detalhes da quantidade de aeronaves em negociação, mas especialistas sugerem que seriam entre dois e seis GlobalEye.
O ministro Błaszczak disse que a Polônia e a Suécia têm muito em comum em termos de política de segurança. “Somos vizinhos do outro lado do Mar Báltico e vemos as ameaças russas da mesma forma enquanto buscamos soluções para garantir a segurança”, disse o político.
@FFO