Polônia compra centenas de drones de combate Gladius. A Agência de Armamentos Polonesa assinou um contrato de PLN2 bilhões (US$ 450 milhões) para a aquisição de sistemas aéreos de combate não tripulados (UAS) Gladius. O acordo foi firmado em 06 de maio pelo chefe da Agência de Armamentos, Coronel Artur Kuptel, e pelo presidente do WB Group, Piotr Wojciechowski.
“O Exército polonês receberá o produto avançado desenvolvido pelos engenheiros poloneses e fabricado nas instalações do Grupo WB em cooperação com outras empresas polonesas (incluindo HSW e Jelcz, entre outras)”, disse Wojciechowski durante a cerimônia.
Inicialmente o fabricante WB Group entregará quatro módulos UAS de reconhecimento e ataque com pacotes de treinamento, serviço e logística, incluindo um centro de simuladores e instrutores. A quantidade envolvida no contrato não foi divulgada, mas pelo valor anunciado, estima-se que centenas de UAS Gladius serão encomendados.
Os UAS Gladius atuarão integrados ao sistema de gerenciamento de combate TOPAZ, utilizado pelas Forças Armadas da Polônia e desenvolvido pelo WB Group.
O sistema contém plataformas de reconhecimento e ataque, lançadores móveis e veículos de comando, abastecimento e serviço. As entregas dos primeiros componentes Gladius estão previstas para o final deste ano.
Fonte: WB Group
@FFO