Polônia anuncia a base dos seus novos KAI FA-50 Golden Eagle. Durante as cerimônias alusivas ao Dia Nacional da Aviação da Polônia, comemorado em 26 de agosto, o Ministério da Defesa anunciou qual será a unidade da Força Aérea Polonesa (PAF) que receberá os recém adquiridos jatos de ataque leve KAI FA-50 Golden Eagle.
Utilizando as suas redes sociais, o Ministro da Defesa polonês, Mariusz Błaszczak, informou as aeronaves produzidas pela Korean Aerospace Industries (KAI) serão baseadas na 23ª Base Aérea Tática (23.BLT – 23. Baza Lotnictwa Taktycznego) em Mińsk. Atualmente a 23.BLT é a sede do 1º Esquadrão de Caça Tático (1. Eskadra Lotnictwa Taktycznego), equipado com os jatos soviéticos MiG-29A e MiG-29UB.
O ministro Mariusz Błaszczak também disse que os caças F-35A Lightning II Block 4 serão baseados na 32ª Base Aérea Tática (32.BLT – 32. Baza Lotnictwa Taktycznego) de Łask. Esta base atualmente abria o 10º Esquadrão de Caça Tático (10. Eskadra Lotnictwa Taktycznego), equipado com F-16C/D Fighting Falcon. O segundo Esquadrão F-35A será baseado na 21.BLT de Swidwin, que atualmente é a casa dos 8º e 40º Esquadrões de Caça Tático, que possuem 18 Su-22M-4/UM-3K.
Um total de 48 aeronaves de ataque leve FA-50 foram encomendadas para a PAF, com as primeiras unidades chegando no próximo ano. Mariusz Błaszczak afirmou que o FA-50 substituirá a envelhecida frota oriunda da era soviética.
O FA-50 é a versão armada do TA-50, designada como LCA (Light Combat Aircraft). A Polônia é a sétima força aérea a empregar os jatos sul-coreanos FA-50/TA-50, juntando-se a Coreia do Sul, Filipinas, Iraque, Indonésia, Tailândia e Colômbia. Vale lembrar que a Colômbia, que escolheu o TA-50/FA-50 em 2022, deve rever a compra, face à assunção do novo governo que optou por cancelar todos as compras do antecessor.
@FFO