Polícia Penal de Santa Catarina opera com um Cessna Grand Caravan. A Secretaria de Assuntos Penitenciários do Estado de Santa Catarina, ativou no final do mês de março, o Grupo de Operações Aéreas (GOA), órgão vinculado ao Departamento de Polícia Penal (DPP). Uma cerimônia foi realizada no hangar da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) em 30/03, para marcar a ativação do GOA.
Formado por policiais penais, o GOA é uma unidade multimissão com objetivo de oferecer suporte aéreo à atividade policial nas mais diversas áreas de atuação do DPP, como escoltas de alta complexidade e transporte de equipes de intervenção tática prisional.
“O GOA começou a ser estruturado no ano passado e consolidamos a criação do grupo agora com a realização do pregão eletrônico para a locação de uma aeronave de asa fixa, com capacidade para transportar nove operadores, além do piloto e copiloto”, disse Leandro Lima, Secretário Estadual de Administração Prisional e Socioeducativa.
A frota do GOA conta com um Cessna C208B Grand Caravan, matrícula PR-CMD (c/n 1081), pertence à uma empresa de táxi aéreo e arrendado pelo Governo do Estado. O monomotor fabricado em 2004, recebeu as cores e marcas da nova unidade aérea.
“Atualmente usamos a aviação comercial para o transporte de presos de alta periculosidade, mas isso não é o ideal porque envolve muitos riscos. Com o GOA teremos ainda mais segurança para escoltar líderes do crime organizado quando são transferidos para unidades federais, por exemplo”, disse o Secretário.
Além de atender as necessidades das equipes especializadas do DPP, o Cessna Grand Caravan também poderá ser utilizado em apoio às demais forças de segurança do Estado de Santa Catarina, em missões de natureza humanitária, transporte de órgãos e vacinas, além de operações de busca, resgate, salvamento e transporte aeromédico.
@FFO
A Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina recentemente incorporou dois turboélices Cessna 208B Grand Caravan para missões de transporte aeromédicos. Com objetivo de atender todo território do Estado em poucos minutos, o governo manterá uma aeronave baseada em Florianópolis e a outra em Joaçaba, na região oeste.
Em "Notícias"
O Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) anunciou no domingo (08), que o seu turboélice Cessna 208B Grand Caravan retornou à sua sede em Salvador, após passar por uma grande manutenção programada.
Em "Notícias"
A Textron Aviation entregou recentemente o Cessna Caravan de número 3.000 produzido. Conforme o comunicado publicado no seu site ontem (13/01), a aeronave, um Cessna Grand Caravan EX, foi recebida pela companhia aérea regional brasileira Azul Conecta, sediada no Aeroporto de Jundiaí (SP).
Em "Notícias"