Polícia Penal de Santa Catarina opera com um Cessna Grand Caravan. A Secretaria de Assuntos Penitenciários do Estado de Santa Catarina, ativou no final do mês de março, o Grupo de Operações Aéreas (GOA), órgão vinculado ao Departamento de Polícia Penal (DPP). Uma cerimônia foi realizada no hangar da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) em 30/03, para marcar a ativação do GOA.
Formado por policiais penais, o GOA é uma unidade multimissão com objetivo de oferecer suporte aéreo à atividade policial nas mais diversas áreas de atuação do DPP, como escoltas de alta complexidade e transporte de equipes de intervenção tática prisional.
“O GOA começou a ser estruturado no ano passado e consolidamos a criação do grupo agora com a realização do pregão eletrônico para a locação de uma aeronave de asa fixa, com capacidade para transportar nove operadores, além do piloto e copiloto”, disse Leandro Lima, Secretário Estadual de Administração Prisional e Socioeducativa.
A frota do GOA conta com um Cessna C208B Grand Caravan, matrícula PR-CMD (c/n 1081), pertence à uma empresa de táxi aéreo e arrendado pelo Governo do Estado. O monomotor fabricado em 2004, recebeu as cores e marcas da nova unidade aérea.
“Atualmente usamos a aviação comercial para o transporte de presos de alta periculosidade, mas isso não é o ideal porque envolve muitos riscos. Com o GOA teremos ainda mais segurança para escoltar líderes do crime organizado quando são transferidos para unidades federais, por exemplo”, disse o Secretário.
Além de atender as necessidades das equipes especializadas do DPP, o Cessna Grand Caravan também poderá ser utilizado em apoio às demais forças de segurança do Estado de Santa Catarina, em missões de natureza humanitária, transporte de órgãos e vacinas, além de operações de busca, resgate, salvamento e transporte aeromédico.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO