• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Polícia Nacional Colombiana desativou sua frota de Bell Huey II

4 de maio de 2024
Polícia Nacional Colombiana desativou sua frota de Bell Huey II (Foto: PNC).
Polícia Nacional Colombiana desativou sua frota de Bell Huey II (Foto: PNC).

Polícia Nacional Colombiana desativou sua frota de Bell Huey II. A Polícia Nacional da Colômbia (PNC) desativou recentemente os últimos helicópteros Bell UH-1H Huey II operacionais na sua frota. Foram 38 anos de serviços ativos e quase oitenta aeronaves ao longo deste período, os quais acumularam mais de 97.000 horas de voos em operações policiais no país.

Os Bell UH-1H Huey foram um elemento fundamental na capacidade aérea da Instituição, sendo utilizados principalmente pelas Unidades de Selva em missões de combate ao tráfico de drogas, grupos guerrilheiros e apoio logístico. A desativação do Huey II acontece sem um projeto de substituição imediata, o que deixa uma importante lacuna na capacidade operacional da PNC.

A PNC recebeu os primeiros doze Bell UH-1H em 1989 doados pelos Estados Unidos, que foram seguidos ao longo dos anos por vários lotes até atingir 56 unidades. Em 1999, foram recebidos 24 Huey II, que se juntaram a outros 12 da frota inicial elevados para este padrão. Dessas 78 aeronaves, 12 foram perdidas em acidentes e outras 32 foram desativadas. Em maio de 2021 foram recebidos três UH-1H ex-Paquistão doados pelos EUA, mas que não foram convertidos ao padrão Huey II e quase não operaram.

Há mais de um ano, a PNC tem transferido os seus Huey II para a Força Aérea Colombiana e a para a Divisão de Aviação do Exército Colombiano, no âmbito de um acordo de um cooperação. Dos 32 Huey II da frota de 2022, já haviam sido repassados 13 para a FAC e dois para o Exército, enquanto outros 12 foram armazenados. Até a data da desativação definitiva, havia apenas cinco Huey II operacionais na frota da PNC.

Agora a PNC deve encontrar um substituto para os Huey II, com dois potenciais candidatos, o Leonardo AW139M e o Airbus H145M. Ambos foram avaliados pelas Forças Armadas Colombianas entre 2019 e 2022, e oferecem uma combinação única de capacidades e recursos que poderão atender às necessidades operacionais da PNC, entretanto qualquer decisão dependerá de vários fatores, como disponibilidade orçamentária, pós-venda, entre outros.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login