Polícia irlandesa substituirá seu BN 2T Islander. A Unidade Aérea da Polícia Nacional Irlandesa, ou Garda Air Support Unit (GASU), deverá substituir seu bimotor Britten-Norman BN 2T-4S Defender 4000. O orçamento para 2023 do Departamento de Justiça irlandês prevê a aquisição de uma nova aeronave e um helicóptero para a Garda Síochána (Polícia Nacional da Irlanda).
Com o valor de € 32 milhões, o orçamento prevê a aquisição da aeronave de asa fixa e um helicóptero, além dos serviços associados. Neste valor também está inclusa a manutenção dos dois helicópteros Eurocopter EC135, que atualmente compõem a frota do GASU.
Fabricado em 1997, o BN-2T Islander da GASU, matrícula 254 (c/ 4008), é apreciado pelos operadores especialmente por sua asa alta, um requisito fundamental para a futura aeronave policial, pois oferece melhor visibilidade da atividade no solo.
O GASU também busca um helicóptero utilitário bimotor adicional, aumentando a frota para três unidades. O novo helicóptero deverá ser equipado com equipamentos especiais para missão policial, incluindo sofisticadas câmeras termográficas.
Fundada em 1997, a Unidade de Apoio Aéreo Garda (GASU) é a unidade mais jovem das Forças Irlandesas. Embora oficialmente a Garda Síochána não seja uma unidade do Irish Air Corps (IAC), suas aeronaves são pilotadas pelos profissionais desta instituição. Atualmente sua frota é composta pelo BT-2T (matrícula 254) e dois Eurocopter EC135T1/T2 (256 e 272). Sua base operacional é o Aeródromo de Baldonnel, Casement, localizado nos arredores da capital Dublin.
@FFO