Polícia Federal do Brasil doará dois helicópteros Bell 412 ao Paraguai. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, recentemente aprovou um projeto do Poder Executivo que autoriza a doação ao Paraguai de dois helicópteros da Polícia Federal (PF). O objetivo principal é fortalecer as ações de combate ao crime na região de fronteira.
As aeronaves que serão doadas são dois helicópteros Bell 412 pertencentes ao Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal. Fabricadas em 1982, as aeronaves, matrículas PT-HRG “Caçador 02” e PT-HRH “Caçador 03”, estão fora de uso e são mantidas em estado de conversação operacional pelo órgão.
De acordo com o comunicado da CCJ publicado em 04/07, a PF ficará responsável por cobrir os custos de R$ 103,6 mil relativos ao translado das aeronaves de Brasília (DF) até Foz do Iguaçu (PR), onde serão entregues ao governo paraguaio, que será responsável pelo ingresso e regularização dos helicópteros no seu território.
A região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai tem longo histórico de atividades de grupos criminosos envolvidos em tráfico de drogas, armas e contrabando. Entre os grandes desafios para as operações de patrulha e vigilância policial na região de fronteira é a sua extensão e a diversidade geográfica. Ações integradas, o uso de tecnologia e de aeronaves são cruciais para superar essas dificuldades.
@FFO