Polícia Federal apreende Gulfstream turco com mais de uma tonelada de cocaína. A Polícia Federal apreendeu na manhã desta quarta-feira (04/08), no Aeroporto Internacional de Fortaleza/CE (FOR/SBFZ), quatro estrangeiros com 1.304 quilos de cocaína. A droga estava a bordo de um Gulfstream IV registrado na turquia, e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica.
A aeronave, prefixo TC-GVA (c/n 1043), havia passado pelo Aeroporto de Fortaleza no dia anterior, onde fez uma escala técnica de um voo procedente de Málaga, Espanha, e que teve como destino final o Aeroporto de Ribeirão Preto, interior de São Paulo (RAO/SBRP). O jato permaneceu poucas horas em Ribeirão Preto, tempo suficiente para embarque da carga. A apreensão aconteceu durante a escala técnica no voo de retorno para a Europa.
Conforme o delegado da Polícia Federal no Ceará, Alan Robson, o passageiro deu respostas evasivas aos policiais durante a abordagem. “Foram confirmadas as investigações iniciais da Polícia Federal. Eles disseram que foram fazer turismo em Guarulhos, foi quando a gente suspeitou. Na sequência passaram à abertura das malas, subimos na aeronave e ordenamos o desligamento dos motores”, disse.
Conforme a Polícia Federal, a droga foi encontrada acondicionada em 24 malas de propriedade do passageiro espanhol. Haviam 50 tabletes em cada bagagem, totalizando 1.200 embalagens contendo cocaína. Foram apreendidos a aeronave, celulares e documentos. As investigações continuam com a análise desse material.
Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o momento em que o policial ordena que o passageiro e o comandante do jato abram uma das malas, sob o olhar de uma comissária do voo. Um teste rápido para detectar o entorpecente foi realizado em um dos tabletes, comprovando o conteúdo da bagagem.
Pertencente a empresa privada turca, especializada em voos fretados, curiosamente, este Gulfstream IV (TC-GVA) de 34 anos, já pertenceu ao governo turco, onde realizava o transporte de altas autoridades do país.
@FFO