Polícia Civil Gaúcha recebeu um Beech 58 Baron. Pousou no Aeroporto Internacional de Porto Alegre (POA/SBPA), na tarde desta quinta-feira (10/02), o mais novo avião da frota da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O Beechcraft 58 Baron chegou à capital gaúcha procedente do Aeródromo de Torres (SSTE), litoral do Estado, onde passou uma uma revisão completa em uma oficina especializada.
Conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro da ANAC (RAB), o Baron, prefixo PP-JGO (c/n TH-1225), fabricado em 1981, foi cedido pela Justiça Federal para a Polícia Civil Gaúcha, que terá o direito de “uso provisório como fiel depositária”. Ocorre que esta aeronave, como tantas outras em uso pelas forças de segurança no Brasil, foi apreendida durante uma operação contra o tráfico de drogas.
Especificamente no caso do PP-JGO, ele foi apreendido em dezembro de 2019 na Operação “Voo Baixo“, realizada pela Polícia Federal em seis Estados. Em todo o país foram expedidos 46 mandados judiciais na Operação Voo Baixo, sendo 13 de prisão e 33 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Minas Gerais. No Aeroporto de São José do Rio Preto, São Paulo, os agentes da Polícia Federal apreenderam cerca de sete aeronaves suspeitas de serem usadas no transporte de drogas e ilícitos entre a Bolívia, fazendas no Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo.
Curiosamente, no seu primeiro pouso em Porto Alegre, o novo Baron 58 da PC Gaúcha teve um dos pneus do trem de pouso principal furado, logo após o toque na pista 11 do “Salgado Filho”. Não houve nenhum tipo de emergência, e o bimotor taxiou por meios próprios para o Pátio 3, onde teve o pneu trocado, antes de prosseguir para o hangar da Polícia Civil.
Atualmente a frota da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil Gaúcha, opera com apenas um helicóptero H125 Esquilo, prefixo PR-HPC e código “GAVIÃO 1”, recebido em 2012. Após os trâmites burocráticos de incorporação oficial do PP-JGO, possivelmente este receberá o código “GAVIÃO 2”.
@FFO