

Polícia Civil Gaúcha incorporou o segundo helicóptero na sua frota. O governo do Estado do Rio Grande do Sul entregou oficialmente para a Polícia Civil Gaúcha (PC/RS) um novo helicóptero AS350 Esquilo (atual H125) fabricado pela Helibras, empresa brasileira que integra o grupo Airbus.
A cerimônia de entrega foi realizada na manhã de 23 de maio e contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite; do Secretário da Segurança Pública do RS, Sandro Caron; do Secretário Adjunto da Segurança Pública, Coronel Mário Ikeda; do Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; da Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa; além de outras autoridades.

Avaliado em R$ 35.895.450,00, o helicóptero AS350 B3 (matrícula PR-IPC, código “Gavião 04) tem uma autonomia de três horas, capacidade para seis pessoas, aviônicos digitais, sistema de navegação avançado, piloto automático e sistema de visão noturna (NVG – Night Vision Goggles). Além de atuar em operações policiais, o novo helicóptero será utilizado no combate a incêndios, ações humanitárias e em operações de busca e salvamento.
A aquisição foi feita com recursos do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), fundo público especial criado pelo governo gaúcho com o objetivo de reunir e gerenciar recursos para financiar ações de reconstrução e adaptação após as enchentes de 2023 e 2024. Trata-se de um instrumento importante do Plano Rio Grande, que visa enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da calamidade.
O Governador Eduardo Leite enfatizou a importância da entrega dos equipamentos e homenageou o trabalho dos servidores, destacando que são eles os operadores desses bens. “Homens e mulheres que colocam suas vidas em risco para enfrentar situações extremas, seja contra o crime ou em relação a eventos climáticos — tudo para proteger os gaúchos.”
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, ressaltou a relevância da entrega da aeronave, das viaturas, embarcações e equipamentos de proteção para a segurança do povo gaúcho. “Com essa aeronave, a Polícia Civil atenderá às demandas necessárias para a segurança pública”, afirmou o secretário.

Além do helicóptero, a Polícia Civil também recebeu três viaturas (duas pickups Mitsubishi L200 e um SUV GM Trailblazer), 59 armas de fogo (seis espingardas pump calibre 12, 11 carabinas calibre 9mm e 42 fuzis calibre 5,56x45mm) e material de informática (Fonte: PC/RS).
Nota RFA: a frota do Departamento de Aviação da Polícia Civil Gaúcha agora está composta por um helicóptero Helibras AS350B3 Esquilo, prefixo PR-HPC “Gavião 01”, recebido em 2012 e dois Beescraft 58 Baron, o PP-JGO “Gavião 02”, recebido em 2022 e o PR-FEG “Gavião 03”, recebido no ano passado.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO