

Polícia Civil Gaúcha com Piper Meridian M500. O mais novo avião do Departamento de Aviação (DAV) da Polícia Civil Gaúcha, pousou na tarde de hoje (22/01), no Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS). O Piper 46 M500 Meridian realizou um longo voo de translado, iniciado dias antes no Canadá.
O voo do novo Meridian da PC Gaúcha iniciou em Edmonton, no Canadá. Para chegar em Porto Alegre (POA/SBPA), seu destino final, o PA46T passou por Great Falls (GTF/KGTF), Wichita (ICT/KICT), Meridian (MEI/KMEI), Fort Lauderdale (FXE/KFXE), nos Estados Unidos; Providenciales (PLS/MBPV), em Turks and Caicos; Punta Cana (PUJ/MDPC), na República Dominicana; Bridgetown (BGI/TBPB), em Barbados; Boa Vista (BVB/SBBV), Roraima, Manaus (MAO/SBEG), Amazonas, Sinop (OPS/SBSI), Mato Grosso e Umuarama (UMU/SSUM), no Paraná.

Fabricado em 2014, o PS-PCM (número de construção 4697578) foi comprado através de licitação pública pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul por R$ 15,8 milhões, com parte do valor (R$ 9,5 milhões) oriundo do Fundo Nacional da Segurança Pública.
A aquisição do monomotor ocorreu através da concorrência aberta em 2024 pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com o objetivo de ampliar a capacidade de transporte aéreo tático da Polícia Civil Gaúcha. A empresa Aeromot, sediada em Porto Alegre, foi anunciada como vencedora em janeiro de 2025.

A atual frota do DAV está composta por quatro aeronaves, sendo dois helicópteros Airbus/Helibras AS350B3 Esquilo, prefixos PR-HPC “Gavião 01” (recebido em 2012) e PR-IPC “Gavião 03” (recebido em 2025); e dois Beescraft 58 Baron, o PP-JGO “Gavião 02”, recebido em 2022 e PR-FEG “Gavião 03” (recebido em 2024). O PS-PCM, futuro “Gavião 05”, deverá ser integrado à frota do DAV nos próximos dias, após passar pelos trâmites legais.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO