Pod LITENING testado no F/A-18 Super Hornet pela 1ª vez. A Northrop Grumman anunciou que seu pod de designação AN/AAQ-28 LITENING ATP (Advanced Targeting Pod), iniciou voos de teste e integração com um F/A-18F Super Hornet da US Navy. O teste marca a primeira vez que o LITENING ATP voou em um Super Hornet americano. O LITENING é desenvolvido em conjunto pela Northrop Grumman e a empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems, tendo sido escolhido no início de 2022 como substituto do pod Raytheon AN/ASQ-228 Advanced Targeting Forward-Looking Infrared (ATFLIR) para a frota de F/A-18E/F.
O LITENING ATP é um sensor eletro-óptico e infravermelho e um designado de mira a laser. Os voos de teste no F/A-18F incluíram manobras e operações reproduzindo cenários reais de combate onde o LITENING pode realizar rastreamento aéreo e designação de alvos. O modo laser seguro para os olhos do pod também foi usado para permitir um treinamento realista com controladores aéreos avançados no solo.
“Este primeiro voo demonstrou a capacidade da LITENING de se adaptar rapidamente as missões do Super Hornet”, disse James Conroy, vice-presidente de navegação, direcionamento e capacidade de sobrevivência da Northrop Grumman. “O vídeo digital do pod, o rastreamento autônomo de alvos e os sensores a laser darão aos aviadores navais um conjunto totalmente novo de recursos para as atuais operações terrestres e marítimas, com a vantagem que novos recursos poderem ser incorporados ao design modular do LITENING no futuro, garantindo que o pod possa evoluir para atender aos requisitos de uma arena de combate que está contante em mudança”.
O LITENING ATP é levado externamente em uma das estações de armas e fornece aos pilotos e tripulantes a capacidade de detectar, identificar e rastrear alvos a longas distâncias por meio de seu sistema FLIR (Forward–looking infrared) de alta resolução e de um sensor de TV a cores. Além disso, um designador de laser emparelhado com um telêmetro a laser permite a entrega precisa de munições guiadas a laser e a medição das coordenadas e distância do alvo, respectivamente.
O LITENING ATP possui vários campos de visão eletro-ópticos para maior consciência situacional, facilidade de localização de alvos e melhores recursos de vigilância. Ele também possui seu próprio sensor de navegação inercial e pode fazer a autovisão (olha diretamente para a frente) automaticamente. No modo ar-ar, o pod pode ser escravizado ao radar do caça ou a outros sensores para que a identificação visual de alvos de longo alcance possa ser feita com precisão tanto de dia como a noite.
O ATP LITENING está programado para substituir os pods AN/ASQ-228 Advanced Targeting Forward-Looking Infrared (ATFLIR) do Super Hornet, desenvolvidos pela Raytheon, que está a mais de duas décadas em serviço.
@CAS