• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Plataforma Única para os Sistemas de ATC e Defesa Aérea

3 de janeiro de 2024

Cobertura fotografica realizada no ICEA (Sao Jose dos Campos) para acompanhar a preparacao dos controladores de voo que irao atuar durante as olimpiadas no Rio de Janeiro.

Plataforma Única para os Sistemas de ATC e Defesa Aérea (Fotos: FAB).
Plataforma Única para os Sistemas de ATC e Defesa Aérea (Fotos: FAB).

Plataforma Única para os Sistemas de ATC e Defesa Aérea. A Plataforma Única é uma nova tecnologia desenvolvida sob a demanda do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e tem por objetivo integrar os diversos sistemas que compõe o cenário aeroespacial e de defesa brasileiro. A sua concepção moderniza e integra os programas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), resultando na otimização de recursos e redução de custos.

A inovação está sendo conduzida pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em parceria com a Atech, empresa do Grupo Embraer reconhecida por por sua expertise em tecnologias avançadas e inovação nos setores Aeroespacial e de Defesa.

A Plataforma Única é uma solução customizada e abrangente para atender às demandas específicas dos diferentes sistemas que envolvem o Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, tais como: Sistema de Defesa Aérea e Circulação Operacional Militar (DACOM), Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), Plataforma Avançada de Treinamento e Atualização Operacional (PLATAO), Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA) e Consciência Situacional de Movimentos Aéreos (COSMOS).

Entre as características da Plataforma Única estão a arquitetura tecnológica padronizada e modular e a Interface Homem-Máquina (IHM) flexível, que permitirá aos operadores acessar módulos e serviços de outros sistemas a partir de uma única estação de trabalho, centralizada e compartilhada. Essa tecnologia contrasta com a tradicional que tem plataformas específicas para cada sistema. Na arquitetura atual do DACOM e do SAGITARIO, quando ocorre alguma alteração, necessária, podem surgir problemas em outros que estão a ele conectados.

“Quando um módulo é alterado na arquitetura modernizada, não são afetados os outros módulos do mesmo sistema porque todos eles estão conectados apenas à Plataforma Única, e não um ao outro. É como se cada módulo fosse uma peça independente que não influencia as demais”, declarou o coordenador de projetos da Divisão Operacional da CISCEA, engenheiro Fabio Louback Espíndola.

A operação da Plataforma Única, tanto em ambientes de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) quanto de Defesa Aeroespacial, proporcionará flexibilidade ao Comando da Aeronáutica e ampliará significativamente sua capacidade de resposta a diferentes demandas e cenários operacionais.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login