Piper Archer TX oferecido para as Forças Armadas Uruguaias. O Diretor da Piper Aircraft para a América Latina, Dan Lewis, está no Uruguai divulgando o monomotor de treinamento Archer TX, para as Forças Armadas e aviação civil do país. Estão no alvo da Piper a Escuela Militar de Aeronáutica (EMA) da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU), a Escuela de Aviação Naval (ESANA) da a Armada Nacional e o Instituto de Formação Aeronáutica (IAA) da Direcção Nacional de Aviação Civil e Infra-Estrutura Aeronáutica (DINACIA).
Atualmente os cadetes da EMA contam com treinadores SIAI-Marchetti SF-260, enquanto a ESANA possui os Beechcraft T-34C1 Mentor e os Cessna 337 Skymasters. Talvez a necessidade mais prioritária seja a renovação da envelhecida frota da IAA, que hoje está baseada em monomotores Cessna 150, 172 e 182, além de Socata Tobago.
Avaliado em pouco mais de US$ 400 mil, o Piper Archer TX é equipado com modernos aviônicos Garmin 1000 NXI, transponder GTX 345R com ADS-B, mapeamento digital Jeppesen, TAWS (Terrain Awareness and Warning System), piloto automático GFC 700, entre outros equipamentos e sistemas.
Atualmente a FAU mantém em sua frota uma única aeronave fabricada pela Piper. Trata-se de um Piper J-18 Cub de 1958, e que é utilizado pela Escuela Militar de Aeronautica como rebocador para os planadores Let Blanick L-13. A Aviação Naval da Armada Uruguaya, por sua vez, operou entre 1991 e 2001 dois Piper PA-34 Sêneca II, utilizados em missões de patrulha costeira e voos de ligação.
Fonte: Defensa/Javier Bonilla
@FFO