Pilotos ucranianos deverão treinar em caças dos EUA. O Congresso dos Estados Unidos recentemente aprovou um financiamento de US$ 100 milhões para o treinamento de pilotos da Força Aérea Ucraniana (UAF) em aeronaves de fabricação norte-americana, especialmente o F-15 Eagle e F-16 Fightining Falcon. A Emenda 329-101 da Lei de Defesa Nacional dos EUA, atende uma recorrente solicitação do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Com uma frota baseada em jatos de origem soviética, particularmente MiGs e Sukhois, o treinamento dos pilotos ucranianos levará muitos meses. A emenda aprovada pelos congressistas dos EUA visa atender uma proposta do governo ucraniano, que pretende “mudar a chave” e afastar qualquer vínculo militar das suas forças armadas com equipamentos de origem soviética.
“O que queremos fazer é obviamente enviar uma mensagem para autorizar o processo. Não há dúvida de que, quando esta guerra terminar, a Ucrânia terá que ser equipada com equipamentos militares ocidentais. Além disso, não há mais MiGs e suprimentos para eles”, disse”, disse o deputado Adam Kinzinger, R-Ill. ao portal Defense News.
Até agora o governo dos EUA não transferiu nenhuma aeronave para a Ucrânia, e também interferiu na transferência dos MiG-29 da Polônia para a Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, no início deste ano. O governo Biden permanece cauteloso em evitar que tecnologia americana sensível caia nas mãos dos russos, além de se preocupar com a resposta de Moscou caso as forças ucranianas usassem equipamentos americanos.
Apesar disso, o deputado Kinzinger disse que os ucranianos podem ser confiáveis n uso dos equipamentos: “Eles foram claros e não estão querendo iniciar uma guerra dentro do território russo. Eles só querem defender sua pátria.”
Ele observou que os Estados Unidos estão prontos para começar a treinar pilotos ucranianos na Base Aérea de Columbus, no Mississippi e possivelmente também no Texas. Levaria cerca de três meses para treinar os pilotos ucranianos para pilotar os F-15 e F-16 em um nível básico.
O Senado dos EUA não deve votar sua versão do projeto de lei até setembro, no mínimo, então ambas as câmaras devem concordar com a legislação de compromisso no comitê da conferência. Se a emenda de Kinzinger passar pela conferência, os Estados Unidos poderão treinar pilotos ucranianos no próximo ano.
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