Pilotos ucranianos completam treinamento no UK. Num movimento estratégico para fortalecer as capacidades aéreas da Ucrânia, o Reino Unido concluiu com sucesso a formação básica para pilotos militares ucranianos, visando a futura formação deles como pilotos de caças F-16 na Dinamarca.
A Royal Air Force (RAF) iniciou o programa de treinamento básico de novos pilotos ucranianos em agosto, abrangendo aulas teóricas e de voo, além de treinamento de língua inglesa para seis pilotos ucranianos experientes. À medida que o primeiro grupo avança para o treinamento de F-16 na Dinamarca, outros dez pilotos ucranianos em treinamento permanecem no Reino Unido. O objetivo é padronizar ele num padrão OTAN.
O secretário da Defesa destacou o compromisso do Reino Unido em garantir que a Ucrânia possua uma força aérea moderna. “Juntos, estamos agora indo mais longe, garantindo que a Ucrânia tenha uma força aérea moderna no futuro, formada em torno do altamente capaz caça a jato F-16 de quarta geração. Combinado com o treinamento da RAF líder mundial, este é um avanço significativo em relação às atuais capacidades da era soviética da Ucrânia”.
Organizado pela chamada “coalizão de caças” de 11 países da OTAN que apoiam a Ucrânia em sua guerra contra a invasão russa, o pacto tem pilotos da Dinamarca RDAF e da RNLAF liderando a instrução dos ucranianos a partir deste mês de agosto. A coalizão inclui Bélgica, Canadá, Dinamarca, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Reino Unido e a aspirante a membro da Aliança, a Suécia.
Em novembro do ano passado, a Holanda mobilizou estrategicamente cinco caças F-16 para o Centro Europeu de Treino F-16 (EFTC) na Romênia, sinalizando um esforço colaborativo para reforçar as capacidades defensivas da Ucrânia. Sob propriedade holandesa, essas aeronaves de treinamento facilitaram um curso de atualização para instrutores e prepararam pilotos ucranianos e romenos para missões.
O ministro da defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, elogiou o programa rápido e eficaz, enfatizando a sua importância na preparação de pilotos ucranianos para operações de F-16: “A Ucrânia valoriza muito o treinamento de pilotos que o Reino Unido e outros parceiros estão fornecendo, para nos ajudar a preparar-nos para operando F-16 na Ucrânia”.
Assim que o treinamento da RAF for concluído, os pilotos passarão por treinamento avançado de voo supervisionado pela Dinamarca, Holanda e Estados Unidos. O Ministério da Defesa da Holanda anunciou recentemente o envio de 18 caças F-16 para a Ucrânia, marcando um passo no fortalecimento da defesa da Ucrânia contra os ataques russos. A Ucrânia deverá receber aeronaves F-16 dos aliados da OTAN já na primavera de 2024, conforme o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin III.
@CAS