• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Pilotos navais argentinos treinam pousos em porta-aviões

2 de dezembro de 2020
Oficiais de pista da Armada observam o Turbo Tracker momentos antes do pouso na BA Cmte Espora (Foto: Armada Argentina).

No final do mes de novembro, pilotos navais da Escuadrilla Aeronaval Antisubmarina (EA2S), da Armada Argentina, se reuniram para dois dias treinamentos na Base Aeronaval Comandante Espora (BACE), em Bahía Blanca, onde praticaram operações conhecidas como PTAP – Práctica en Tierra de Aterrizaje en Portaaviones (prática em solo de pouso em porta-aviões).

Sistema móvel de orientação por luzes, instalado ao lado da pista auxiliar da BA Cmte. Espora (Foto: Armada Argentina).

O treinamento iniciou com um briefing onde foram apresentadas as manobras gerais, para estudo pelas tripulações e pelos oficiais de sinalização, além das condições previstas para garantir o sucesso das manobras. Após foi realizado um briefing de manutenção, com check pré-voo entre os tripulantes operacionais e os técnicos das aeronaves Grumman S-2T Turbo Tracker.

Grumman S-2T Turbo Tracker, 0703/2-AS-24, durante a Práctica en Tierra de Aterrizaje en Portaaviones (Foto: Armada Argentina).

Após cumprir todas etapas teóricas em solo, as equipagens se dirigiram para a pista auxiliar da Base Aérea Naval Comandante Espora (BACE), onde estava instalada uma torre móvel luminosa, operada pelos oficiais de sinalização, com objetivo de orientar os pilotos durante a aproximação final.

Tripulante do S-2T Turbo Tracker no circuito de tráfego de Cmte. Espora (Foto: Armada Argentina).

O objetivo do treinamento foi oferecer maior capacitação dos pilotos de Grumman S-2T Turbo Tracker, aprofundando ainda mais as técnicas pousos em pistas com dimensões reduzidas, como as existentes nos porta-aviões.

Clássico Grumman S-2T Turbo Tracker, 0703/2-AS-24, da aviação naval Argentina (Foto: Armada Argentina).

Todos os circuitos de tráfego PTAP realizados pelos Turbo Tracker, foram acompanhados pelos sinalizadores de pouso de porta-aviões, que estavam em solo, e que avaliaram e corrigiram as aproximações dos pilotos, comandando sinais luminosos a partir da torre móvel.

Tripulantes e técnicos da EA2S, observam colega finalizando uma aproximação (Foto: Armada Argentina).

A este respeito, o Tenente Comandante Fernando Gigena, Comandante da Esquadra, afirmou que “pela especificidade da função, existem poucas, porém marcantes diferenças, entre as atividades de aviadores navais e outros pilotos. Uma delas é justamente a operação PTAP. Nesse sentido, mantém-se não só o treinamento em técnicas, procedimentos e doutrinas operacionais com aeronaves de asas fixas embarcadas, mas também o espírito da nossa razão de ser.”

A frota atual de Grumman S-2T Turbo Tracker da Armada Argentina, está composta por quatro aeronaves, 0700/2-AS-21, 0701/2-AS-22, 0702/2-AS-23 e 0703/2-AS-24.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login