Pilotos da JASDF na International Flight Training School. Os dois primeiros pilotos japoneses da Japan Air Self-Defense Force (JASDF) chegaram no dia 12 de janeiro à 61º Stormo sediado na Base Aérea de Lecce/Galatina da Aeronautica Militare Italiana (AMI), no sul da Itália, para participar do curso de treinamento avançado (Fase IV) ministrado pela International Flight Training School (IFTS).
A ida dos pilotos japoneses é resultado de um Acordo Técnico assinado em outubro de 2021, entre a AMI e a JASDF. Os jovens pilotos japoneses, após uma fase inicial de adaptação na 61º Stormo, farão um curso de dois meses no Aviation English Training Center em Loreto, centro da Itália, antes de iniciar o curso de treinamento Lead-In to Fighter (Fase IV) que lhes permitirá pilotar aeronaves militares de alto desempenho, voando os Leonardo M-346 Master.
O IFTS é um projeto fruto da colaboração estratégica entre a AMI e a Leonardo Company para estabelecer um centro internacional de excelência para o treinamento avançado de pilotos militares. Desde o dia 12, a bandeira do Japão está tremulando no portão principal da Base Aérea de Lecce/Galatina (LIBN) Fortunato Cesari, junto com as da Argentina, Arábia Saudita, Áustria, Alemanha, Grécia, Qatar, Cingapura e Estados Unidos. Todos esses países têm atualmente alunos pilotos e/ou instrutores de voo matriculados na escola.
@CAS