Piloto russo filma seu jato caindo após ejeção em combate. Um vídeo recentemente divulgado nas redes sociais, mostra a filmagem realizada por um piloto de caça russo após ejetar do seu jato. Embora não se saiba a data e o local do fato, a filmagem é impressionante e mostra a realidade da guerra aérea de alta intensidade que há mais de dois anos envolve a Rússia e a Ucrânia.
O vídeo foi compartilhado pela primeira vez na conta War History Weapons do Telegram, um canal mantido pelo russo Kirill Fedorov, interessado em assuntos militares do seu país.
Filmado pelo piloto logo após a ejeção, o vídeo inicia acima das nuvens e mostra o caça caindo a uma certa distância abaixo, com um motor apossivelmente pegando fogo. Devido a distância e a baixa qualidade das imagens, não é possível identificar o modelo do caça, que aparentemente seria um Sukhoi da família “Flanker”, entre os candidatos o Su-27 Flanker, Su-30SM Flanker-C, Su-34 Fullback ou Su35S Flanker-E.
Após perder o avião de vista, o piloto filma a si próprio, inicialmente com a viseira do capacete fechada e o paraquedas laranja e branco ao fundo. Ao atingir uma altitude mais baixa, o piloto remove sua máscara de oxigênio e levanta sua viseira e descreve o que aconteceu.
Não é possível entender todas as palavras devido ao barulho do vento, mas em certo momento ele diz: “Fomos atacados e não tivemos tempo de fazer nada”. O comportamento relativamente calmo, demonstrado pela iniciativa de filmar o fato, sugere que o piloto poderia ter ejetado em território russo, ou em uma parte da Ucrânia onde teria certeza de que não seria capturado pelas forças ucranianas.
De acordo com o grupo Oryx, que analisa diariamente as perdas em combate de ambos lados, os russos perderam pelo menos sete Su-35S em combate aéreo na guerra da Ucrânia desde o início do conflito. O mais recente deles foi em fevereiro deste ano.
O vídeo em questão foi analisado por um usuário do X, e a geolocalização sugere que a queda teria ocorrido próximo de Chervonyi Yar, região de Kherson, no sul da Ucrânia, prósimo da fronteira com a Rússia. A data estimada seria 22 de dezembro de 2023, dia no qual a Ucrânia abateu três Su-34 no sul do país, mas esta é apenas uma suposição, sem fatos concretos.
@FFO