Piloto do Boeing 757 presidencial da Argentina pede demissão em meio a polêmica do rasante no Aeroparque. O novo avião presidencial da Argentina, o Boeing 757-200 matrícula ARG-01, foi motivo de polêmica em sua chegada ao país em 25 de maio deste ano. Naquele final de tarde chuvoso em Buenos Aires, o piloto do jato executou uma passagem baixa sobre a pista do movimentado aeroporto central da cidade, o Aeroparque Jorge Newbery.
Em recente reportagem, o portal INFOBAE informou que o piloto do 757, Comandante Leonardo Luis Barone, pediu seu desligamento do quadro de pilotos do Governo. Juntamente com o Co-piloto Juan Pablo Pinto, naquele dia eles realizaram o translado do novo avião presidencial dos Estados Unidos para Buenos Aires.
De acordo com as gravações das comunicações entre os tripulantes e o Controle de Tráfego Aéreo Baires (responsável pelo gerenciamento do fluxo de aviões sobre a capital do país), obtidas por INFOBAE, os tripulantes teriam desconsiderado os alertas dos controladores de voo sobre as condições climáticas adversas e o alto volume de tráfego aéreo no momento da manobras.
Por três vezes, o piloto do 757 insistiu para realizar a manobra, apesar do alerta e da advertência dos controladores de voo. De acordo com a reportagem do INFOBAE, inicialmente o piloto afirmou ao Controle de Tráfego Aéreo (ATC) Baires que tinha prévia autorização para realizar a passagem baixa sobre a pista 13, mas o Controlador de Voo negou porque haviam outros aviões na sua frente.
Antes mesmo de realizar a passagem, o piloto do 757 desobedeceu a orientação do Controle de Tráfego Aéreo, descendo para 2.300 pés de altitude sobre a área do aeroporto de San Fernando (região metropolitana), quando o Controlador de Voo havia restringido sua altitude em 3.000 pés por questões de segurança na área.
Naquele final de tarde, o aeroporto central de Buenos Aires estava sob forte chuva e camada baixa de nuvens. Mesmo assim, os pilotos do 757 realizaram a passagem sobre a pista 13, seguida de uma curva de alta performance a baixa altura. Outro detalhe é que a manobra ocorreu no sentido oposto a pista em uso (31), o que obrigou o Controle de Tráfego Aéreo a reorganizar todo o fluxo de aviões com destino ao Aeroparque.
A situação causou grande polêmica na mídia, redes sociais e também entre a comunidade aeronáutica. A Administración Nacional de Aviación Civil da Argentina (ANAC) abriu um processo para investigar o caso, mas como trata-se de um avião governamental, não haverá nenhuma penalidade para os envolvidos, informou a reportagem do INFOBAE.
A seguir a carta de demissão do Comandante Leonardo Luis Barone, agora ex-piloto do Boeing 757 da frota Presidencial Argentina:
Senhor Secretário Geral da Presidência
Dr. Júlio Fernando VITOBELLO
Escrevo-vos com o propósito de vos comunicar formalmente a minha renúncia ao cargo de Diretor-Geral de Logística da Secretaria-Geral da Presidência que atualmente exerço. Foi uma decisão cuidadosamente considerada e gostaria de expressar minha profunda gratidão pela oportunidade que me foi dada de servir ao Governo Nacional nessa posição.
Durante minha gestão tive a honra e o privilégio de colaborar com o senhor e com o Subsecretário de Planejamento Geral e me comprometi e me dediquei incansavelmente ao trabalho que me foi confiado. Sinto-me verdadeiramente grato pela confiança depositada em mim e pelo apoio que recebi ao longo do meu mandato.
É importante destacar que tenho trabalhado permanentemente para atingir os objetivos estabelecidos pela instituição, promovendo significativamente uma mudança positiva e singular na Direção Geral de Logística. Através da implementação de políticas claras, foi alcançado o seguinte:
• Reforço dos 3 Helicópteros que compõem a Frota Aérea Presidencial, procedendo-se à manutenção integral de todos os seus componentes, recondicionamento dos interiores e pintura com o novo esquema que identifica a referida frota.
• Substituição do antigo Learjet 60 T-10, que se encontrava fora de serviço, por um novo Learjet 60 T-11. Executando também toda a manutenção que lhe correspondeu, dotando-o de novo interior e pintura com o novo esquema da frota.
• O Boeing 737-500 que expirou, realizando as principais inspeções que lhe correspondiam de acordo com o programa de manutenção e atualização do seu interior.
• Incorporação de um novo Boeing 757, através do qual se recupera a capacidade de realizar voos internacionais, dotando-o do conforto necessário para atender às necessidades do Presidente. De referir que a incorporação do Boeing 757 dá-nos uma versatilidade e capacidade logística que a Presidência não tinha desde 2016.
• Actualização dos regulamentos dos Heliportos da Quinta Presidencial de Olivos, Chapadmalal e actualmente em execução na Casa Rosada.
• Criação do primeiro Centro de Instrução de Voo da Presidência da Nação.
• Criação das novas Matrículas ARG pertencentes à Secretaria-Geral da Presidência.
• Desenvolvimento de Projetos de Cooperação junto à Organização Nacional de Aviação Civil.
Esses resultados foram possíveis graças ao trabalho em equipe e ao comprometimento de todos os envolvidos, e tenho muito orgulho de ter feito parte disso.
Sou muito grato por ter tido a oportunidade de trabalhar em um ambiente onde a excelência é valorizada e o desenvolvimento profissional é incentivado. Adquiri conhecimentos e competências valiosos que, sem dúvida, me acompanharão na minha futura carreira.
Asseguro-vos que, caso seja necessário um período de transição, estarei totalmente disponível para facilitar a transferência de responsabilidades e assegurar a adequada continuidade nas tarefas atribuídas.
Aproveito para enfatizar que a notícia publicamente divulgada que me motivou a pedir minha renúncia não configura descumprimento de minha parte ao Estado Nacional. Mais uma vez, cumpri com todas as minhas obrigações, que serão demonstradas nas instâncias correspondentes.
Agradeço sinceramente a você e a todas as autoridades pela oportunidade que me foi dada. Foi uma honra e um privilégio servir ao Presidente da Nação Argentina.
Sinceramente
Leonardo Luis Barone
Gerente Geral de Logística
Fonte: INFOBAE
@FFO