Piloto de F-35I Adir é “multado”. Um piloto de Lockheed Martin F-35I Adir da Israeli Air Force (IAF) foi multado em 500 shekels (US$ 150) na última quinta-feira – 10 de março por ter rompido a barreira do som na região central de Israel dias antes, provocando vários estrondos sônicos que sacudiram janelas e assustaram civis e, claro, geraram várias reclamações a IAF e ao Israeli Defense Forces (IDF).
Os estrondos sônicos sacudiram a área metropolitana de Tel Aviv várias vezes na terça-feira dia 8/3, assustando os civis e deixando muitos se perguntando o motivo das explosões, informou o jornal Haaretz na sexta-feira 11/03. Várias pessoas se referiram aos eventos como um ataque de foguetes de grupos radicais anti-israel, como Hezbollah. Nem é preciso dizer que o problemas, medo e pânico de ataques com foguetes ou atentados terroristas são algo presente na vida dos israelenses e um assunto muito sério.
Horas depois a IDF confirmou que foram estrondos sônicos o motivo das aparentes explosões e que estava investigando o motivo. “O estrondo sônico foi criado devido as condições climáticas favoráveis e ao piloto está perto do limite de velocidade para romper a barreira do som”, disse o IDF em comunicado na quinta-feira. “Quando o piloto percebeu que havia ultrapassado [o limite de velocidade], imediatamente diminuiu a velocidade e continuou com o treinamento. A questão foi investigada e o piloto foi sancionado”, acrescentou o comunicado.
Fato similar ocorreu no Brasil com dois Mirage 2000C do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) em Brasília em 2012. Durante a solenidade da troca da Bandeira Nacional, realizada no domingo, 1° de julho na Praça dos Três Poderes, dois caças Mirage 2000 do 1° GDA realizaram uma passagem baixa e um deles rompeu a barreira do som, criando um “boom sônico” que acabou quebrando os vidros da fachada do prédio do Superior Tribunal Federal (STF).
@CAS
Em um ato considerado polêmico, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US DoD) em conjunto com as autoridades de inteligência americanas estão impedindo os pilotos da Força Aérea de Israel (IAF), que tenham passaporte estrangeiro, de pilotar caças Lockheed Martin F-35I Adir, com medo que possa haver vazamentos de…
Em "Notícias"
O governo israelense aprovou o financiamento para a aquisição de um lote com 25 novos caças furtivos Lockheed Martin F-35I Adir. Objetivo de estabelecer o terceiro Esquadrão da aeronave no país.
Em "Notícias"
A Força Aérea Israelense (IAF) recebeu mais três novos caças furtivos Lockheed Martin F-35I Adir (denominação local para o F-35A Lightning II), aumentando sua frota para 42 aeronaves de quinta geração.
Em "Notícias"