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Piloto de F-16 da USAF se aposenta ao completar 60 anos

14 de janeiro de 2022

482nd Fighter Wing / 93rd Fighter Squadron closeup of a threeship formation of Lockheed F-16C Fighting Falcons carrying Aim-120 and Aim-9 air-to-air missiles. The aircraft are based at Homestead Air Reserve Station flying near the Southern Flordia coastline. (Photo by: MSgt Joe Cupido, 4th Combat Camera)

Piloto de F-16 da USAF se aposenta ao completar 60 anos (Foto: 93rd FS).
Piloto de F-16 da USAF se aposenta ao completar 60 anos (Foto: 93rd FS).

Piloto de F-16 da USAF se aposenta ao completar 60 anos. A maioria das pessoas nas forças armadas americanas pensa em seus empregos como uma sentença de pelo menos 20 anos. Você faz o tempo para obter a aposentadoria. Para o Tenente-Coronel Joseph “Hooter” Feheley, foi um sonho tornado realidade. Tanto que o levou a uma carreira de de 33 anos, voando cerca de 5.000 horas de voo. Servindo em todas as campanhas militares desde a Operação Tempestade no Deserto em 1991, a aposentadoria de Feheley veio aos 59 anos e 364 dias de idade! Ou seja, no dia do seu aniversário de 60 anos!

Piloto de F-16 da USAF se aposenta ao completar 60 anos. Feheley a direita ruma para o last flight (Foto: 93rd FS).
Piloto de F-16 da USAF se aposenta ao completar 60 anos. Feheley a direita ruma para o last flight (Foto: 93rd FS).

Ele fez seu último voo a bordo do Lockheed Martin F-16C AF 86-0267 do 93rd FS – Makos da Homestead AFB em 10 de dezembro de 2021 “Se eu quisesse fazer um trabalho diferente, poderia ter saído”, disse Feheley. “Conquistei minha aposentadoria e todas essas coisas anos atrás. Mas quando você acorda de manhã fazendo algo que ama fazer, por que mudar isso?”

O Tenente-Coronel Joseph “Hooter” Feheley, inspeciona o F-16 dos Makos em seu último voo (Foto: 93rd FS).
O Tenente-Coronel Joseph “Hooter” Feheley, inspeciona o F-16 dos Makos em seu último voo (Foto: 93rd FS).

Seu primeiro emprego foi como jovem corretor da bolsa em Miami, mas Feheley sabia que queria mais. Ele decidiu fazer aulas de voo localmente e rapidamente percebeu que tinha paixão pelo ofício. Enquanto ele continuava a voar como apenas um hobby, ele compareceu à reunião da faculdade, e um antigo colega de classe mencionou o potencial de uma carreira militar para ele, e Feheley sabia que tinha que tentar.

Ele ingressou na Força Aérea em 1988 com a esperança de se tornar um piloto de F-16 Fighting Falcon. Infelizmente, na época, a posição para aquele caça não estava disponível, então ele começou a treinar para o A-10 Warthog. Ele voou no A-10 de 1990 a 1994, quando foi aceito para sua cobiçada posição de piloto de F-16.

Last flight! Após 33 anos e 5 mil horas de voo, hora de se aposentar! (Foto: 93rd FS).
Last flight! Após 33 anos e 5 mil horas de voo, hora de se aposentar! (Foto: 93rd FS).

Então, depois de 20 anos pilotando sua aeronave favorita, o que o fez continuar? “O trabalho,” disse Feheley. “É realmente aquele garotinho que nunca tem que crescer. Você pode brincar com os brinquedos mais legais da face da terra.”

O Tenente-Coronel David Sproehnle, comandante do 93rd Fighter Squadron (93rd FS), dá crédito à habilidade de Feheley e atesta por que ele teve uma carreira tão longa e bem-sucedida. “Ele conhece bem seu trabalho, pode executá-lo, mas ainda assim é humilde”, disse Sproehnle. “Sua capacidade de adaptação foi o que permitiu isso. Trocar de avião, acompanhar todas as mudanças nas táticas, todas as armas diferentes, todos os sistemas diferentes, que evoluem constantemente, ele realmente cresceu com o avião.”

F-16C do 93rd Fighter Squadron voam em formação  armados com  AIM-120 e AIM-9. (Foto:  USAf/Sgt Joe Cupido).
F-16C do 93rd Fighter Squadron voam em formação armados com AIM-120 e AIM-9. (Foto: USAf/Sgt Joe Cupido).

Feheley também credita as pessoas com quem trabalhou e a aeronave.

“As pessoas no esquadrão são o motivo de você ficar, e as coisas que você lembra”, disse ele “Você começa por uma honra nacional onde você quer fazer algo pelo seu país, e então você percebe, ‘uau’, é muito legal voando aviões, são as pessoas que te mantêm aqui por 33 anos.”

Last flight! Após 33 anos e 5 mil horas de voo, hora de se aposentar! (Foto: 93rd FS).
Last flight! Após 33 anos e 5 mil horas de voo, hora de se aposentar! (Foto: 93rd FS).

Feheley disse que é a liberdade que o jato oferece que o ajudou a aproveitar sua carreira e seu tempo nas forças armadas. A flexibilidade e o aspecto dinâmico da aeronave o mantiveram fascinado por tudo, incluindo seu último voo e data de aposentadoria em 10 de dezembro de 2021.

“Estou orgulhoso e honrado por ter servido com alguém que ‘esteve lá, fez isso’”, disse Sproehnle. “Ele serviu nosso país por muito tempo e deve ser considerado um herói pelo que fez.”

Fonte: Homestead AFB

@CAS

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