Piloto de F-16 da USAF alija tanques de combustível em área urbana no Japão. O piloto de um F-16CM da USAF, pertencente à 35th Fighter Wing, da Base Aérea de Misawa, Japão, alijou dois tanques de combustível externos em uma área urbana, antes de realizar um pouso de emergência bem sucedido no Aeroporto de Aomori, no nordeste do país. O fato ocorreu na noite de terça-feira (30/11), e foi confirmado pelo o Ministério da Defesa e autoridades locais.
O pouso de emergência aconteceu por volta das 18h10 (horário local), e ocasionou o fechamento da única pista do aeroporto, afetando vários voos domésticos. O motivo da emergência no jato não foi divulgada pelas autoridades. Embora o evento não tenha causado nenhuma vítima em solo, o incidente possivelmente reacenderá as preocupações com a segurança entre os residentes locais, devido a casos semelhantes nos últimos anos.
Inicialmente a 35th Fighter Wing afirmou que os dois tanques haviam sido alijados uma área desabitada, próximo do Monte Iwaki, na Prefeitura de Aomori. Mas, pelo menos um dos tanques foi encontrado em uma área residencial, em uma estrada próximo de um escritório do governo municipal. A polícia local isolou a área devido ao forte cheiro de combustível.
Em 2015, um F-16 alijou seus tanques de combustível no Mar do Japão, ao largo da Prefeitura de Aomori, e em 2018, outro F-16 realizou o mesmo procedimento em um lago, perto da Base Aérea de Misawa.
A Base Aérea de Misawa (RJSM) abriga unidades da USAF, da US NAvy e das Forças de Autodefesa do Japão. No local, a USAF tem cerca de 50 caças F-16CM/DM pertencentes à 35th Fighter Wing (código de cauda “WW”) , divididos entre o 13th Fighter Squadron “Panthers” e o 14th Fighter Squadron “Samurais”.
@FFO