Piloto da RAF na tripulação do Virgin Orbit. Um piloto da Royal Air Force (RAF) fez parte da tripulação do Boeing 747 da Virgin Orbit, durante o lançamento bem-sucedido do dia 13 de janeiro de vários satélites durante a missão Above the Clouds, que decolou do Mojave Air and Space Port, na Califórnia – Estados Unidos.
Os satélites foram lançados pelo foguete LauncherOne por volta das 14h53 local, a partir da plataforma de lançamento Cosmic Girl, um 747-400 modificado e matriculado N744VG, cerca de uma hora depois de decolar do Mojave Air and Space Port, no sul da Califórnia.
O Cosmic Girl foi pilotado por Eric Bippert, piloto-chefe da Virgin Orbit, e pelo Tenente Mathew ‘Stanny’ Stannard, que está em um estágio com o Corpo de Pilotos da Virgin Orbit desde 2019. O Tenente de voo Stannard é piloto de teste da RAF, e possui mais de 1.000 horas voando aeronaves Tornado GR4 e o Typhoon. O manifesto da missão para este lançamento incluía vários pequenos satélites que entraram na órbita terrestre baixa (LEO), incluindo satélites operados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, da empresa polonesa SatRevolution e um satélite fabricado na Escócia e operado pela Spire Global.
“A RAF parabeniza a Virgin Orbit por outro lançamento de foguete bem-sucedido e especialmente o papel desempenhado por um de nossos pilotos, o tenente de voo Mathew Stannard. Estamos ansiosos para ver Mathew e a equipe da Virgin Orbit no Spaceport Cornwall no final deste ano para seu primeiro lançamento de o Reino Unido” – Marechal do Ar Sir Mike Wigston Chefe do Estado-Maior Aéreo
Esta missão marca um grande passo em direção a um lançamento planejado pela Virgin Orbit neste verão do Spaceport Cornwall, que será o primeiro lançamento de satélite do Reino Unido.
“Foi ótimo fazer parte de outra missão bem-sucedida com a Virgin Orbit hoje. Isso dá uma grande confiança no sistema de lançamento à medida que mudamos de marcha para focar no lançamento do Reino Unido no Spaceport Cornwall no verão” – Tenente Mathew Stannard Piloto RAF.
A Estratégia Espacial Nacional, publicada pelo governo do Reino Unido no ano passado, descreve como o Reino Unido desenvolverá uma capacidade de lançamento orbital, com os atuais portos espaciais propostos na Cornualha, na Inglaterra; Ilhas Shetland da Escócia, Sutherland, Argyll, Prestwick e Hébridas Exteriores; e Snowdonia no País de Gales.
@CAS