Pilatus U-28A Draco da USAF visto nos Açores em Portugal. Um turboélice Pilatus U-28A “Draco” da USAF foi fotografado em 16 de março, pousando na Base Aérea N.º 4 (BA4), ou Base das Lajes, nos Açores, Portugal. O monomotor atravessou o Atlântico Norte em um voo de aproximadamente cinco horas, procedente do Canadá.
Utilizando o indicativo de chamada no rádio “SWASH 43”, o U-28A matrícula 05-0597, havia decolado do Aeroporto Internacional Saint John’s, no Canadá e tinha como destino final o Aeroporto de Chania, na Ilha de Creta, Grécia. Foram realizadas escalas e pernoites em Lajes, Portugal; Rota, Espanha; e Sigonella, Itália.
O U-28A “Draco” é uma versão altamente modificada da versão civil do Pilatus PC-12, usado desde 2006 pelo Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC). Atualmente são 28 aeronaves na frota, distribuídas nos 318º, 319º e 34º Esquadrões de Operações Especiais. Sua tripulação típica é de quatro militares, sendo dois pilotos, um oficial de sistemas de combate e um operador de sistemas tácticos.
Impulsionado por um motor Pratt-Whitney PT6A-67B de 1 200 hp, o Pilatus U-28A “Draco” tem uma envergadura de 16,23 metros, comprimento de 12,4 metros e altura de 4,25 metros. Atinge uma velocidade máxima de aproximadamente 400 km/h, alcance operacional de 2.700 km, e um teto máxima operacional de 9.100 metros. Seu peso máximo de decolagem é de aproximadamente cinco toneladas.
A versão militar do PC-12 incorpora grandes modificações para integrar equipamentos de comunicação tática, dispositivos de autoproteção, sensores electro-ópticos, sistemas avançados de navegação, e uma ampla suíte de coleta de missão ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento).
Os primeiros monomotores U-28A foram adquiridos e modificado pela USAF para as operações Enduring Freedom – Afeganistão (2001 à 2014), e Iraqi Freedom (2003 à 2011). A frota Draco da USAF tem apoio de manutenção da Sierra Nevada Co. (SNC), que fornece suporte logístico sob contrato da modalidade CLS (Contractor Logistics Support), envolvendo assistência técnica, revisões pesadas em nível de parque, manutenções programadas e qualquer modificações.
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