Pilatus PC-21 ultrapassa às 500.000 horas de voo. A frota global de cerca de 250 PC-21 estabeleceu recentemente um marco histórico: mais de 500.000 horas bem-sucedidas no ar. A experiência com os atuais clientes do PC-21 mostra que o sistema de treinamento Pilatus de última geração pode ajudar a reduzir o custo de treinamento de futuros pilotos em mais de 50%.
A Pilatus está orgulhosa que a frota mundial de PC-21 tenha registrado 500.000 horas no ar. Além da aeronave, o sistema integrado de treinamento PC-21 inclui sistemas de planejamento de missão e debriefing, materiais de treinamento, ferramentas de realidade virtual e um simulador de voo — um elemento essencial no treinamento em solo.
Ioannis Papachristofilou, recentemente nomeado VP de Aviação Governamental da Pilatus, enfatiza: “O PC-21 fornece às forças aéreas uma plataforma altamente eficiente para o treinamento de pilotos militares. Apresentando equipamentos de última geração e aviônicos inteligentes, a aeronave de treinamento oferece um alto nível de desempenho. Com o PC-21, as horas de treinamento podem ser realizadas com substancialmente menos combustível, tornando-o uma plataforma de treinamento excepcionalmente econômica, sustentável e inteligente”.
O Pilatus PC-21 é um treinador avançado monomotor turboélice de cabine tandem escalonada. É fabricado pela Pilatus Aircraft da Suíça. Em todo o mundo, a frota atual compreende quase 250 PC-21. Os clientes incluem algumas das principais forças aéreas do mundo da Europa, Oceania, Ásia e Oriente Médio.
A Força Aérea Espanhola também treina com o PC-21. Com a compra de 16 PC-21 adicionais e simuladores associados em março de 2023, O Ejército del Aire y del Espacio é agora a maior operador do PC-21 na Europa. A Força Aérea Suíça utiliza com sucesso o PC-21 desde 2008. Os operadores do PC-21 são: Austrália (49), França (17 + 9 [encomendados]), Jordânia (12), Catar (24), Arábia Saudita (55), Singapura (19), Espanha (24 + 16 [encomendados]), Suíça (8), Emirados Árabes Unidos (25) e Reino Unido (2). Entre os operadores futuros está o Canadá.
O PC-21 é movido por um único motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68B de 1.600 shp, que aciona uma hélice cimitarra de grafite de cinco pás fabricada pela Hartzell. Ele também é equipado com uma asa de perfil de alta velocidade, classificada para manobras de até 8g, completada com ailerons e spoilers assistidos hidraulicamente que permitem executar taxas de rotação semelhantes às de um caça. A aeronave apresenta assentos em tandem (aluno na frente/instrutor atrás) em uma cobertura de vidro resistente a colisões de pássaros com visão panorâmica.
@CAS