Pilatus lança o PC-7 MKX no Dubai Arishow. A empresa suíça Pilatus Aircraft revelou o mais recente membro de sua família de treinadores turboélice. O novo PC-7 MKX, que foi exibido no Dubai Airshow, combina a estrutura e o motor do PC-7 Mk II com um novo conjunto de aviônicos e telas que transformam a aeronave em um treinador “inteligente” e adequado para formar uma nova geração de pilotos.
A empresa está direcionando o PC-7 MKX para o mercado de treinamento militar básico, para o qual o bom desempenho, facilidade de manutenção, operação e economia operacional são qualidades valiosas. A fácil introdução dos alunos aos aviônicos e telas modernas touchscreens, enquanto ainda aprendem as habilidades básicas de voo, facilitará o caminho para o treinamento avançado nos tipos de aeronaves que virão voar a frente.
A Pilatus foi a pioneira no conceito de treinador turboélice com o design original PC-7 Turbo-Trainer, que voou pela primeira vez em 1966 e vendeu um número significativo em todo o mundo, incluindo para os Emirados Árabes Unidos. O subsequente PC-9 da década de 1980 introduziu uma cabine em tandem e adicionou mais potência, mais tarde se tornando a base do Beechcraft T-6 Texan II adotado pelos militares dos EUA.
A pedido da Força Aérea da África do Sul, o PC-7 Mk II passou por desenvolvimento na década de 1990, casando a nova estrutura e aviônica do PC-9 com o motor PT6A-25C original de menor potência do PC-7. Oferecendo custo de operação reduzido em comparação com o PC-9, o PC-7 Mk II alcançou uma série de vendas, principalmente para a África do Sul – onde foi montado sob licença como o Astra – Índia e Malásia, e permaneceu como o mais baixo custo-benefício dos treinadores da Pilatus.
Agora, o PC-7 Mk II passou por uma grande reformulação de aviônica. Cada cabine tem três telas de alta definição de última geração, compreendendo uma grande tela de voo primária com vários modos de voo, ladeada por duas telas menores. Eles podem projetar um moving-map, o flight management system, e o Engine Indicating and Crew Alerting System (EICAS).
Pilatus projetou o PC-7 MKX como uma gama de funções e recursos adicionais opcionais, incluindo visão sintética e sistemas de alerta de tráfego aéreo, piloto automático, câmera na cabine e um sistema de debriefing de missão. As opções complementares do sistema de treinamento baseado em solo incluem ferramentas de realidade virtual e um simulador de voo completo.
A Pilatus está lançando o PC-7 MKX como alternativa mais barata ao PC-21, este último tendo ganhado boa na região do Oriente Médio com vendas para Jordânia, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, além de Espanha, França, Austrália, Reino Unido e claro Suíça.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS