Picadinho “Jesus está chamando 2024” — 80 anos da chegada do Grupo de Caça na Itália. Neste dia 5 de outubro várias gerações de pilotos de caça de Força Aérea Brasileira (FAB) de ontem e hoje se reuniram no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, para celebrar o 80º aniversário da chegada do 1º Grupo de Caça (GAVCA) no Teatro de Operações do Mediterrâneo, durante a II Grande Guerra.
Realizado desde 1945, o tradicional picadinho espirituosamente chamado de “Jesus está chamando”, foi idealizado pelos pilotos de caça que estiveram na campanha da Itália durante a II Grande Guerra, e desde então, vem sendo realizado anualmente. Primeiro no Automóvel Clube do Brasil, depois na casa do Patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro Nero Moura, e desde 1991, no Clube da Aeronáutica, no centro do Rio de Janeiro. O encontro mantêm a chama acessa.
O tradicional almoço sempre ocorre no primeiro sábado do mês de outubro e lembra o dia 6 de outubro de 1944, dia em que os Jambocks do 1º GAVCA, chegaram Tarquínia, na Itália, para voar o lendário Republic P-47D Thunderbolt. Entre 11 de novembro de 1944 e 2 de maio de 1945, os Jambock’s voaram 445 missões e 2.546 surtidas, voando mais de 5.465 horas de combate.
O evento, organizado pela Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRAPC), contou com a participação do Comandante da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além da presença de diversos caçadores de ontem e hoje. Como de costume, a festa relembrou os feitos dos caçadores brasileiros na II Grande Guerra, entoou a tradicional canção Carnaval em Veneza (vídeo acima) — o hino da Aviação de Caça Brasileira e relembrou o tradicional grito de guerra: Adelphi!!!
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS