Phenom U-100 da FAB visto com marcas do IPEV. A Força Aérea Brasileira (FAB) possui dois jatos leves Embraer Phenom 100EV, recebidos novos de fábrica em 14 de outubro de 2019. Ambas aeronaves, matrículas 3701 e 3702, foram originalmente designadas para o 6º ETA – Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília (DF).
Na última quarta-feira (17/08), o “Guará 02” foi visto no Aeroporto de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, curiosamente ostentando o clássico “X” na cauda, marca do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). O fato denota que muito possivelmente o “02” esteja envolvido em algum processo de certificação/homologação do IPEV.
No Esquadrão Guará, esses U-100 (designação militar adotada pela FAB) são primariamente utilizados em missões de transporte de órgãos para transplantes, complementados pelos demais vetores da frota da Unidade, como os C-98B Caravan, C-95M Bandeirante e C-97 Brasília.
O Phenom 100EV é a versão aprimorada do menor jato executivo produzido pela Embraer, capaz de transportar de quatro a sete passageiros por aproximadamente 1.200 nm (2.000 km) de distância. Está equipado com dois motores Pratt&Whitney PW617F1-E e aviônicos Prodigy Touch Flight Deck e está em serviço nas forças aéreas do Paquistão e Inglesa.
Sediado no Aeroporto de São José dos Campos (SP), o IPEV é responsável pela ação de ensaio em voo na FAB, e realiza voos de desenvolvimento, certificação, avaliação operacional e recebimento de aeronaves militares.
A atividade de ensaios em voo busca determinar o desempenho e qualidades em voo de aeronaves e artefatos embarcados para garantir a segurança e o cumprimento de uma missão. Ela está presente em diversas fases do desenvolvimento de uma aeronave, desde o seu planejamento até sua certificação, recebimento e emprego operacional. O mesmo acontece com projetos de desenvolvimento e certificação de artefatos embarcados como sistemas aviônicos, equipamentos e armamentos.
Durante a execução desses projetos, a atividade de Ensaios em Voo estuda o comportamento de uma aeronave, sistemas, equipamentos e/ou armamentos para uma missão específica, auxiliando também na análise de risco desses projetos.
Seu símbolo tem o 14-bis sob o balão de número 14, que representa o primeiro ensaio em voo da história, sobreposto pela letra “X”, símbolo internacional da atividade aeronáutica experimental.
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