Phenom 300 da Embraer participou do filme Top Gun: Maverick. A produção do novo filme “Top Gun: Maverick”, contou com a ajuda de uma aeronave brasileira nas filmagens do longa-metragem que foi sucesso nas bilheterias no final de semana da sua estréia. Um jato executivo Phenom 300 da Embraer, foi modificado para a realização de tomadas aéreas do filme.
Após a chegada do filme nos cinemas, uma série de imagens bastidores tem surgido nas redes sociais. O responsável pelas cenas aéreas do novo Top Gun, o piloto Kevin LaRosa II, publicou cenas do Phenom 300, matrícula N562TM (c/n 0059), equipado com câmeras especiais.
Uma das tomadas mostra o Phenom fazendo uma aproximação para a pista de pouso do porta-aviões USS Theodore Roosevelt (CVN-71), simulando os procedimentos realizados pelos caças F/A-18 Super Hornet.
Fabricado em 2011, este Phenom 300 voou transportando passageiros executivos até 2015, quando foi adquirido pela empresa Valley Horizons LLC, de Long Beach, Califórnia. Entre 2016 e 2019, o jato recebeu grandes modificações para torná-lo uma plataforma de filmagens aéreas.
“Após mais de um ano de trabalho, transformamos com sucesso este Phenom 300 em uma plataforma de filmagem de alta velocidade e grande altitude. Com dois sistemas de câmeras instalados e uma equipe completa, o desempenho é impressionante!”, disse Jonathan Spano, um dos sócios da Valley Horizons, nas suas redes sociais.
Entre as principais modificações, o N562TM recebeu duas modernas câmeras cinematográficas Shotover F1, giro-estabilizadas em seis eixos e instaladas em pods sob a fuselagem. O interior do jato recebeu consoles e estações de trabalho para as equipes de filmagem operar o sistema de câmeras.
Em 2019, logo após a conclusão das modificações o “Phenom Camera Jet” , foi imediatamente “convocado” pela produção do filme “Top Gun: Maverick” para realizar as filmagens em voo. Juntamente com uma dupla de jatos de treinamento L-39 Albatros, o trio participou de diversas sessões de filmagens que capturaram as imagens das manobras em alta velocidade dos caças F/A-18 Super Hornet da Marinha dos EUA.
Entre os “sets” escolhidos para as tomadas aéreas, estava a Naval Fighter Weapons School, sediada na Estação Aérea Naval (NAS) Fallon, onde fica sediada a famosa unidade “Top Gun” da Marinha Americana, que empresta o nome ao filme.
O piloto LaRosa II afirmou ao The War Zone, que o alcance estendido e os recursos das duas câmeras do Phenom 300, aliadas aos ágeis e acrobáticos Aero L-39 da CineJet, se complementaram para as tomadas em alta velocidade e baixa altura das cenas de combates aéreos (dogfights).
Além do filme Top Gun: Maverick, o Phenom Camera Jet trabalhou na produção do documentário da Netflix chamado “Countdown: Inspiration4 Mission to Space”, que mostra os detalhes e lançamento de uma missão da SpaceX.
@FFO